domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Cuiabá: 16 mil alunos têm apoio na rede municipal para melhorar desempenho escolar

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

Trinta unidades da rede municipal de ensino estão recebendo, até o dia 13, a visita do consultor pedagógico do programa Escola da Inteligência, Dieikson de Carvalho, para sanar as dúvidas e troca de experiências entre os professores e coordenadores, e auxilia alunos e pais a se relacionarem de forma saudável. Estão sendo entregues fantoches dos animais da Escola da Inteligência e um CD contendo palestras e orientações para que a escola desenvolva durante o ano. “A Escola da Inteligência oferece um kit específico de material gráfico diferente para família, professores e alunos. Cada livro tem linguagem e ilustrações apropriadas para a faixa etária dos alunos. O material dos professores contém orientações, propostas, recursos e atividades para apoio na aplicação das aulas. O livro destinado à família tem conteúdo voltado à análise da realidade atual e ajuda os integrantes da família a se integrarem e vencerem juntos os desafios da vida contemporânea”, explica Dieikson.

Sobre os resultados desde o ano passado quando foi implantado o programa nas escolas, Dieikson apontou que os professores de Cuiabá são muito motivados e comprometidos com o processo de ensino aprendizagem dos alunos. “Vemos a entrega significativa que as escolas realizaram motivando os alunos a participarem do Programa Escola da Inteligência, trabalhando as características psicológicas e emocionais de cada personagem dos kits, as emoções saudáveis e não saudáveis de cada um, e vai construindo nos alunos uma relação de autoconhecimento, de reciprocidade, de empatia e de respeito às diferenças. Isso está modificando o comportamento em sala de aula, tornando os alunos mais tranquilos, mais serenos, mais aptos ao aprendizado e proporcionando aos professores ferramentas para trabalharem as emoções dos alunos, dando a eles a oportunidade de crescerem emocional, psicológica e socialmente”, avaliou.

Em 2018, 8 escolas municipais aplicaram o programa contribuindo efetivamente com melhorias no desempenho escolar, qualificando a aula ministrada pelo professor. Houve diminuição de conflitos e brigas; os alunos ficaram menos ansiosos e mais interessados nos estudos, se relacionando de forma mais harmoniosa em casa e também na escola. Mais de 5 mil alunos foram atendidos. Este ano, o programa foi ampliado para 30 unidades educacionais, incluindo o atendimento aos pais, a 596 profissionais da Educação e 16.042 mil alunos.

Além do acompanhamento pedagógico, a Escola da Inteligência oferece capacitação presencial para professores, supervisores e diretores; palestras para famílias; workshops; palestras com Dr. Augusto Cury e Formação Continuada EAD

As visitas começaram no último dia 3 e já foram visitadas as escolas Osmar José do Carmo Cabral, Constança Figueiredo Palma Bem Bem, Ana Tereza Arcos Krause, Jesus Criança, Zeferino Leite de Oliveira e Maximiano Arcanjo da Cruz, Maria Elazir Correa de Figueiredo e Liberdade.

A informação é da assessoria da prefeitura.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Plano de educação de MT é apresentado no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...

Por causa da greve dos servidores, IFMT suspende eventos em Sinop e Tangará

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou hoje...

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...
PUBLICIDADE