domingo, 19/maio/2024
PUBLICIDADE

Sema e Ibama apreendem meia tonelada de peixes e resgatam 18 tartarugas em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

Meia tonelada de pescado foi apreendida em operação realizada por fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), em parceria com a polícia Militar em Barra do Garças (514 km de Cuiabá). Dois comerciantes foram autuados pelo transporte com guia irregular de 224 quilos de pirarucu, que foram doados à obras sociais de Novo Santo Antônio.

Durante a operação também foram resgatadas e liberadas 18 tartarugas e apreendidos 14 conjuntos de canoas e motores de popa. As apreensões ocorreram entre 24 e 30 de maio, nos municípios de Novo Santo Antônio e Ribeirão Cascalheira, as margens do rio Araguaia e do rio das Mortes. Uma pessoa foi autuada por captura ilegal de tartaruga teve seu barco e motor apreendido.

Moacir Couto Filho, diretor da Unidade Desconcentrada de Barra do Garças, destacou a importância da operação. “Ações como essa que aconteceu no vale do Araguaia na extensão dos rios das Mortes e do rio Araguaia e que visam reprimir a pesca predatória são de extrema importância para coibir esse tipo de crime ambiental”.

Um dos coordenadores da operação, Leandro Nogueira, do Ibama, afirmou que apesar do êxito da ação, o resultado é preocupante. “Os principais registros são o descontrole na entrada e saída de turistas, as construções irregulares de ranchos nas APPs de pessoas de fora dos municípios e o funcionamento de pousadas ilegais. Todos estes são fatores que não geram empregos ou que promovam incremento na economia local, restando aos municípios apenas lixo e redução do estoque pesqueiro”, alertou.

De acordo com a assessoria, ao final da ação foi totalizado a apreensão de 14 conjuntos de canoas e motores de popa, 510 kg de peixes, 87 conjuntos de varas de pesca, 126 anzóis, um freezer, sete caixas térmicas, uma caminhonete e o resgate de 18 tartarugas.

Os fiscais flagraram um total de 50 pessoas entre pescadores, comerciantes e piloteiros em atividade ilegal de pesca ou caça. Caravanas de pescadores de fora do estado representaram a maioria das autuações.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem é preso suspeito de ameaçar e agredir companheira em Mato Grosso

A Polícia Militar prendeu um homem, de 35 anos,...

Operação lei seca em Mato Grosso tem 12 presos por embriaguez e 61 veículos removidos

As forças policiais realizaram a 22ª Operação Lei Seca...

Suspeito de estuprar a própria enteada é preso em Mato Grosso

Policiais militares do município de Campo Verde prenderam um...
PUBLICIDADE