sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

IMEA aponta menor avanço na área de soja em Mato Grosso e maior produtividade média

PUBLICIDADE
Só Notícias/Agronotícias (foto: arquivo/assessoria)

O Imea divulgou sua primeira projeção para a safra 2019/20, trazendo novos dados para os players do mercado. De acordo com o instituto, a área total a ser semeada no Estado ficará em aproximadamente 9,72 milhões de hectares, representando um aumento de 0,59% quando comparada com a área da safra 18/19, sendo o menor avanço já registrado na série histórica.

“Este pequeno aumento pode ser pautado pela posição mais cautelosa dos produtores, visto que a cotação da oleaginosa segue se recuperando após forte queda em abril e maio, em conjunto com as incertezas da guerra comercial sino-americana. Em relação à produtividade, esta foi projetada em 56,28sc/hectare, uma evolução de 0,43% em comparação à da safra anterior. Assim, apesar do menor crescimento, a produção no estado foi estimada em 32,83 milhões de toneladas, ficando 1,02% acima à da safra anterior”, analisa o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária.

“Em relação à produtividade, a primeira estimativa projeta a média de 56,28 sacas por hectare na safra 2019/20indicando uma evolução de 0,43% em relação à produtividade consolidada na safra 2018/19, apontando assim para ser a segunda melhor produtividade de soja em Mato Grosso. Cabe salientar, que, as projeções dos rendimentos a campo neste momento apontam o sentimento inicial do produtor, já que ainda restam ser adquiridos grande parte dos insumos da nova temporada. De qualquer forma,a expectativa dos agentes de mercado é de que haja a manutenção do investimento em tecnologia no campo. Desta maneira, a produção aguardada para a safra 2019/20é de 32,83milhões de toneladas, representando um acréscimo de 1,02% ou 330,43mil toneladas em relação à safra 2018/19”, conclui o instituto.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 90% do plantio de milho em Mato Grosso foi na ‘janela ideal’, aponta IMEA

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) analisou, com...

Custo operacional da criação de gado em Mato Grosso sobe 9,5%

O mais recente levantamento, do Senar e o Imea,...

Cotação do bezerro em Mato Grosso tem leve alta

A cotação do boi gordo no Estado ficou na...
PUBLICIDADE