sexta-feira, 3/maio/2024
PUBLICIDADE

Profissionais aprovam e greve nas escolas estaduais em MT começa na próxima semana

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: assessoria)

As escolas estaduais de Mato Grosso paralisarão as atividades, por tempo indeterminado, a partir da próxima segunda-feira (27). A decisão foi tomada, hoje, em assembleia geral dos profissionais da educação, realizada na escola Presidente Médici, em Cuiabá, e organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep).

De acordo com o sindicato, a paralisação foi aprovada por unanimidade. A categoria se está mobilizada contra a não convocação dos profissionais do último concurso público, pelo reajuste de 7,69% previsto na Lei 510/2013, pela melhoria da infraestrutura das unidades escolares e escolas do campo e por um calendário de agenda permanente com o governo. “Desde o documento encaminhado na última assembleia, em março, não avançou em nenhuma dessas pautas”, afirmou o presidente do Sintep, Valdeir Pereira.

Representantes de 105 municípios participaram da assembleia, hoje, em Cuiabá. O ginásio lotado, com cerca de 3 mil profissionais, exigia do governo “respeito à categoria e aos direitos conquistados”. Após a deliberação do movimento paredista, os trabalhadores saíram em passeata pelas ruas da capital, em sentido ao centro – Praça Alencastro – manifestando publicamente, segundo o Sintep, “a indignação com o desrespeito do governo aos direitos dos trabalhadores e, contra o ataque à educação pública, que está sendo desmontada na gestão Mauro Mendes que intensifica as medidas do governo federal”.

Ainda de acordo com a entidade, a deflagração demanda 72 horas para ser cumprida, conforme estabelece legislação, tempo suficiente que também o governo avance nas propostas de negociação. O movimento grevista apresentou o calendário de mobilizações, programando novo conselho para o dia 8 e 9 de junho, e nova assembleia geral dia 10.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carros tombam após colidirem em avenida de Sinop

Dois veículos tombaram após colidirem na avenida André Antônio...

Pais e responsáveis devem atualizar cadastro nas 647 escolas da rede estadual de MT

Pais ou responsáveis de estudantes das 647 escolas estaduais...
PUBLICIDADE