PUBLICIDADE

Preço do leite pago ao produtor em Mato Grosso aumenta

PUBLICIDADE
Só Notícias/Agronotícias (foto: Gabriel Faria/arquivo)

O preço do leite pago ao produtor em Mato Grosso em março aumentou 0,94% referente à captação de fevereiro . O reajuste não foi maior porque a margem bruta da muçarela, principal derivado produzido em Mato Grosso, está espremida, impedindo maiores remunerações aos produtores, analisa o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

A captação de leite no Estado registrou expressiva queda de 14,15%. Este resultado esteve atrelado à menor quantidade de dias úteis no mês de fevereiro. O preço do leite UHT na indústria subiu 23,50% entre janeiro e fevereiro. A oferta restrita deste produto, aliada a uma melhora na demanda por causa da volta às aulas, foi o principal fator para o reajuste.

Embora o preço pago ao produtor tenha sido melhor em 2018, esse cenário foi influenciado pelo aumento das cotações dos principais grãos utilizados na dieta dos animais (milho e farelo de soja), prejudicando a relação de troca do produtor e, consequentemente, o desempenho do animal. Para se ter uma ideia, em valores reais, o preço do milho foi 14,92% superior em relação a 2017, constata o Imea.

No entanto, para 2019 as perspectivas são favoráveis. Se as condições climáticas contribuírem, a oferta de grãos em Mato Grosso tende a ser satisfatória, o que pode pressionar os preços no mercado doméstico. Nesse sentido, o instituto recomenda que o produtor fique atento ao melhor momento de compra destes insumos – que geralmente são mais atrativos no 2º semestre ou então utilizar formas alternativas de nutrição, a fim de mitigar seus custos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Uso de bombas geotérmicas pode reduzir custos agroindústrias, aponta pesquisa da UFMT

No artigo publicado no início deste mês, pesquisadores do...

Sobe custo da criação de bovinos de corte em Mato Grosso

O custo de produção do sistema de cria da...

Preço do boi gordo sobe 1% em Mato Grosso

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) constatou que...
PUBLICIDADE