PUBLICIDADE

Justiça manda bloquear R$ 200 mil do Estado para transferência de recém-nascido para UTI em Goiás

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias

A pedido da Defensoria Pública de Mato Grosso, o juiz plantonista da 2ª Vara Cível de Canarana (837,1 km de Cuiabá), Arthur de Albuquerque, determinou o bloqueio de R$ 203,1 mil do Estado para custear a transferência de um recém-nascido para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Goiânia (GO), além de seu tratamento. O bebê está internado no hospital Regional de Água Boa (738 km de Cuiabá), em estado gravíssimo, desde ontem de madrugada, após nascer prematuro de cinco meses.

O defensor público Wendel Cruz conseguiu liminar da justiça determinando que o Estado fizesse a transferência do bebê até às 23h20, de ontem. Porém, até esta manhã, a determinação judicial não havia sido cumprida.

A defensora plantonista em Água Boa, Carolina Weitkiewic, afirmou que “diante da inércia do Estado em resolver o problema, entrou com o pedido de bloqueio de valores nesta madrugada e conseguiu decisão favorável.

“A situação do bebê é muito grave. Ele está num lugar que não tem a menor estrutura para oferecer os cuidados que ele precisa para se manter vivo. O ideal é que o Estado consiga uma vaga para ele, o mais rápido possível, porque mesmo com o bloqueio, só teremos os valores na terça-feira”, explicou, por meio da assessoria.

O Hospital Regional de Água Boa não tem UTI adulta ou pediátrica, e o bebê corre risco de perder a vida por ter nascido, segundo avaliação médica, com quadro hipotérmico, hiperglicêmico e com desconforto respiratório agudo. “Não foi realizado corticoide antenatal e o prematuro evolui com desconforto respiratório importante com necessidade de intubação ourotraquial e ventilação mecânica”, diz trecho do relatório médico anexado ao processo.

A mãe informou que teve acompanhamento regular no pré-natal, porém, antes de completar seis meses de gestação entrou em trabalho de parto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...

IFMT abre vagas para contratação de professores em Sinop, Lucas e outras cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu processo...

Mutirão da Defensoria em Sinop e mais cidades oferece filiação socioafetiva

A filiação socioafetiva pode ser realizada gratuitamente por pais,...
PUBLICIDADE