segunda-feira, 2/fevereiro/2026
PUBLICIDADE

Ministro e parlamentares de Mato Grosso debatem duplicação da BR-163 do Posto Gil a Sinop

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria)

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, se reuniu, hoje, com a bancada federal de Mato Grosso para tratar a duplicação da BR-163 nos trechos de Cuiabá à Rosário Oeste e do Posto Gil até Sinop. A cobrança é para que as obras nos trechos da região Norte iniciem o quanto antes por conta do grande volume de carretas, caminhões e veículos trafegando constantemente e número de acidentes. O setor produtivo e entidades já fizeram audiência pública, mês passado, em Sorriso, cobrando do governo para que a concessionária duplique o trecho até Sinop.

Eles também trataram do asfaltamento dos 90 quilômetros restantes da rodovia, no Pará, onde, mês passado, houve atoleiros e mais de 2 mil carretas ficaram paradas, por mais de duas semanas, até que DNIT e Exército terminassem ação emergencial para liberar o tráfego.

De acordo com o líder da bancada, deputado federal Neri Geller, outros assuntos como a reavaliação do contrato de concessão da BR 163, que hoje é de responsabilidade da Rota do Oeste, e a obra do Rodoanel de Cuiabá, também estiveram na pauta. “Fomos chamados pela líder no Congresso, deputada Joice Hasselmann, e estamos focados em ajudar o governo, mas, fomos taxativos com o ministro Tarcísio: precisamos ser práticos. A população de Mato Grosso quer solução e resultado”, declarou.

“Há 15 dias, por exemplo, estávamos com mais de 5 mil caminhões parados por falta de condições de trafegabilidade. Estamos exportando, pelo eixo da BR-163 (sentido Miritituba/Pará), mais de 8 milhões de toneladas de grãos, que certamente ajudam na balança comercial brasileira. Não podemos aceitar que o Governo não nos dê a devida atenção”, disse Geller.

De acordo com o ministro da Infraestrutura, Mato Grosso é um dos Estados em destaque no planejamento da pasta a exemplo da FICO, que segundo ele, está em fase de análise sobre as prorrogações antecipadas do contrato existente, para que seja viabilizada ainda este ano.

Além dos três senadores mato-grossenses, Jayme Campos, Selma Arruda e Wellington Fagundes e deputados, participaram o diretor de Transportes, Roger Pêgas, a secretária de Fomento Planejamento e Parcerias, Natália Marcassa, o general Jamil Megid, secretário nacional de Transportes Terrestres e pelo diretor Executivo do DNIT, André Kuhn.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Equipe técnica vistoria aeroporto no Nortão visando implantar sinalização para voos noturnos

Uma equipe técnica da secretaria estadual de Infraestrutura e...

Ministro visita Mato Grosso para inaugurar novo câmpus do IFMT

O ministro da Educação, Camilo Santana, cumprirá agenda nos...

Novo diz que faltou ética para vice-prefeita de Cuiabá ao deixar a sigla

O diretório estadual do Novo criticou, esta tarde, a...
PUBLICIDADE