PUBLICIDADE

Mato Grosso aumenta exportações de soja mas receita é menor em 2019

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: Pedro Ribas/arquivo)

Mato Grosso terminou janeiro exportando 337 mil toneladas de soja. Segundo relatório do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), divulgado na última semana, houve acréscimo de 6,46% em relação ao mês de dezembro e aumento de 4,38 pontos percentuais na participação sobre o total embarcado pelo Brasil. No último mês, o Estado representou 15,6% de todo o volume de oleaginosa enviada ao exterior.

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), ao avaliar o relatório do ministério, apontou que os aumentos nos volumes embarcados não se traduziram em receitas maiores para os produtores mato-grossenses. Ao contrário, houve queda de 1,08% (também em relação a dezembro). Com isso, a receita obtida pelo Estado foi de aproximadamente US$ 125 milhões.

Em janeiro, ainda segundo o Imea, a China foi o principal destino da soja exportada por Mato Grosso, com 91,65% do total. O instituto aponta que o país asiático aumentou em 37,01% o volume comprado, passando de 226,05 mil toneladas em dezembro para 309,72 mil toneladas no último mês. “Dessa forma começa a janela de exportações que ganha ritmo a medida que a colheita no Estado avança”, destacou o Imea.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Soja disponível em Mato Grosso fecha o ano com queda de 3,3% no preço

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) divulgou, há...

Mato Grosso tem novo recorde na exportação de carne bovina

Mato Grosso exportou 112,81 mil toneladas em equivalente carcaça...

Caem exportações de milho feitas por Mato Grosso

A secretaria de Comércio Exterior (SECEX) registrou que as...
PUBLICIDADE