PUBLICIDADE

Caso de raiva bovina é confirmado em Alta Floresta; outros três estão sob suspeita

PUBLICIDADE
Só Notícias/David Murba (foto: assessoria/arquivo)

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) de Alta Floresta, confirmou, ao Só Notícias, que deu positivo o exame de raiva bovina em um animal que morreu em uma propriedade rural no município, próximo a região da 5ª Oeste. Outras três mortes, na mesma fazenda, ainda está sob investigação. Material dos animais foram recolhidas e encaminhados para Cuiabá. O resultado deve sair nos próximos dias.

Com isso, o proprietário foi orientado a vacinar todo o rebanho. Também será feita fiscalização em um raio de 12 quilômetros de onde o animal foi encontrado morto, seguindo o protocolo em caso de raiva bovina. A região também terá acompanhamento da Vigilância Ambiental.

“A imunização de todo o rebanho deve ser feita. Isso leva de uma a duas semanas e, neste período, pode continuar com a mortalidade. Nós já mobilizamos duas equipes do Indea para tentar fechar o foco o mais rápido possível. As pessoas ao observarem os animais babando, cambaleando devem evitar manipular, pois, pode adquirir a doença”.

Devem vacinar o rebanho os moradores 3ª, 4ª e 5ª Norte, final do Espanhol, 4ª, 5ª e 6ª Oeste, e no fim da 3ª Oeste que estão no raio de 12 quilômetros da onde o animal foi detectado com raiva.

Além do bovino também devem ser imunizados eqüinos, caprinos e ovinos além de cães e gatos que não receberam a vacina este ano. Além de Alta Floresta houve também registro de raiva bovina em Lucas do Rio Verde e Paranaíta.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Gado em SP sobe mais que em Mato Grosso

Arroba paulista sobe mais que em Mato Grosso e...

Boi gordo tem alta em Mato Grosso; bezerra também

A arroba do boi gordo a prazo foi cotada...

Sobe milho disponível em Mato Grosso

O preço do milho disponível em Mato Grosso fechou...
PUBLICIDADE