segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Secretaria cancela novamente audiências para debater instalação de hidrelétrica no Nortão

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: assessoria/arquivo)

A secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema) suspendeu, novamente, as duas audiências previstas para o próximo mês para discussão da implantação da Usina Hidrelétrica de Energia Castanheira, no rio Arinos, em Juara (300 km de Sinop). A apresentação dos estudos de impacto ambiental do empreendimento estava marcada para o dia 5 de dezembro, em Novo Horizonte do Norte, e 6 de dezembro, em Juara.

O edital de cancelamento das audiências públicas foi publicado, ontem, no Diário Oficial do Estado. O documento, assinado pelo secretário estadual de Meio Ambiente, André Luis Torres Baby, não justifica o motivo do cancelamento. Não é apontado no edital também se as audiências serão remarcadas.

Foi a segunda vez que a Sema cancelou as audiências do empreendimento. A primeira ocorreu em março, após notificação do Ministério Público Estadual (MPE), que alegou, na época, que o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) que se pretendia discutir nas audiências estava incompleto e com falhas.

De acordo com a notificação do MPE, o empreendimento faz parte de um conjunto de dezenas de aproveitamentos hidrelétricos passíveis de instalação na bacia do Rio Juruena. Ao todo, existem 125 hidrelétricas inventariadas para a região. A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) promoveu realização da “Avaliação Ambiental Integrada (AAI) da bacia do Rio Juruena, que levantou os impactos e efeitos cumulativos e sinérgicos do conjunto de aproveitamentos existentes e previstos na bacia”

Na época, a assessoria do MPE divulgou que a usina poderia concorrer para que ocorresse redução quase total dos estoques pesqueiros e ocorrência de epidemias na região do Juruena, riscos esses que deveriam ser “enfrentados e discutidos com as populações direta e indiretamente afetadas”.

Segundo informações divulgadas pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a UHE Castanheira terá uma potência instalada de 140 MW. O reservatório a ser formado pela barragem deverá ocupar uma área de 9.470 hectares (94,7 km²) e se estender por 67 km. A maior parte da área do reservatório (99,96%) estará no município de Juara e o restante no município de Novo Horizonte do Norte (0,04%).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros auxiliam moradora em trabalho de parto em Sorriso

O Corpo de Bombeiros de Sorriso auxiliou uma moradora,...

Comércio em Sinop não pode abrir no Dia do Trabalhador, informa CDL

Grande parte do comércio varejista geral não vai abrir...

Pescador morre afogado após barco virar em rio no Mato Grosso

A Polícia Civil confirmou que Willians Lopes de Siqueira,...
PUBLICIDADE