sábado, 12/julho/2025
PUBLICIDADE

Setor de serviços tem queda em Mato Grosso no último mês mas variação anual é positiva

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: Marcos Vergueiro/arquivo)

O setor de serviços teve uma variação negativa, em setembro, em Mato Grosso. Dados divulgados, nesta quarta-feira, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que a retração, no Estado, entre setembro e agosto, foi de 2,3%. Já outros dois dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) mostram que o setor cresceu este ano, em Mato Grosso. No comparativo com setembro do ano passado, a alta no volume de serviços foi de 1,8%, no último mês. Já no acumulado de janeiro a setembro, o setor estadual movimentou 1,1% a mais.

No Brasil, conforme dados da Agência Brasil, o setor de serviços teve uma variação negativa de 0,3% em setembro na comparação com agosto. Houve, por outro lado, crescimento de 0,5% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Em 12 meses, o volume de serviços acumulou uma queda de 0,3%. Já quando são considerados apenas os meses desde janeiro de 2018, a queda é de 0,4%.

Três das cinco atividades pesquisadas no setor de serviços tiveram queda em setembro. Os transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio caíram 1,3% e os serviços profissionais, administrativos e complementares, 1,4%. A atividade outros serviços teve queda de 3,2%.

A retração foi segurada pelos serviços de informação e comunicação, que subiram 0,4%, e pelos serviços prestados às famílias, que tiveram alta de 1,4%. Entre esses cinco grupos de atividades, apenas os serviços de transporte, serviços auxiliares aos transportes e correio acumulam alta nos últimos 12 meses, com um crescimento de 2,6% no volume de serviços.

A queda no setor de serviços se disseminou em 22 das 27 unidades da federação. O Rio de Janeiro foi o destaque negativo, com queda de 2,5% em setembro. Já São Paulo teve a principal variação positiva, de 0,3%.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop registrou a maior temperatura média de Mato Grosso no mês passado, aponta Inmet

Dados do boletim agroclimatológico do Instituto Nacional de Metereologia...

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...

IFMT abre vagas para contratação de professores em Sinop, Lucas e outras cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu processo...
PUBLICIDADE