
Nos quatro dias de Operação, 1588 veículos foram fiscalizados e 926 autos de infração foram lavrados por diversas condutas previstas no CTB. Foram realizados 1,169 testes de alcoolemia, 27 multas foram aplicadas e dez pessoas foram detidas por embriaguez ao volante, com concentração de álcool igual ou superior a 34 mg/l. Além de constatadas condutas como motoristas (13) e passageiros (31) sem cinto de segurança, crianças sem o uso da cadeirinha (15) e condutores realizando ultrapassagens indevidas (62).
O excesso de velocidade, uma das principais causas de acidentes graves em todo o Brasil, mais uma vez foi a infração mais constatada nas rodovias do Estado durante a operação. Os radares móveis capturaram imagens de 1.634 veículos circulando com velocidade acima da permitida na via. Na região de Jaciara, os PRFs flagraram automóveis a 166 km e 200 Km/h, onde a máxima deveria ser 80 Km/h.
As ações contaram com o reforço concentrado no policiamento ostensivo preventivo em locais e horários de maior incidência de acidentes graves e de criminalidade, de acordo com as estatísticas, para garantir aos usuários das rodovias federais segurança e fluidez do trânsito.
O planejamento da PRF para a operação incluiu também ações de policiamento e fiscalização com foco no enfrentamento à criminalidade. 24 ocorrências policiais foram registradas e 16 pessoas foram detidas. Conforme Só Notícias já informou, na última sexta-feira, na BR-364 em Rondonópolis, uma mulher foi presa e uma adolescente foi apreendida após os PRFs encontrarem um revólver calibre. 357 envolto por uma fralda descartável do bebê que também estava no veículo. No sábado, um homem de 25 anos foi preso por transportar em ônibus 13 Kg de maconha na bagagem, que seriam levados para Sinop.
Na operação Finados no ano passado, realizada de 1 a 5, foram registrados 26 acidentes com vítimas que resultaram em 28 pessoas feridas e um morto.


