PUBLICIDADE

STJ reconhece prescrição e Gilmar Fabris terá votos validados; composição na Assembleia pode mudar

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Marcos Lopes/arquivo)

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ribeiro Dantas, concedeu, hoje, liminar ao deputado estadual Gilmar Fabris (PSD) extinguindo a pena 6 anos e 8 meses, aplicada em junho passado, pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, pelo crime de peculato. A assessoria do parlamentar, que foi candidato à reeleição e teve votos ‘congelados’ informa que, com essa liminar, os 22.913 votos de Fabris devem ser validados porque ele passa a ficar “apto a conseguir o registro de candidatura perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ser devidamente diplomado pela Justiça Eleitoral”.

Se a decisão do ministro Ribeiro Dantas for mantida, é provável que haverá alterações na composição dos deputados eleitos e reeleitos. Uma das possibilidades é que o deputado estadual Allan Kardec (PDT), considerado pela justiça eleitoral como eleito, com 18.629, possa perder a vaga para Fabris e passar a ser primeiro suplente.

A condenação do Tribunal de Justiça motivou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso no dia 2 de outubro a negar o registro de candidatura à reeleição de Fabris, para o sétimo mandato, com base na lei da ficha limpa que veda a candidatura dos condenados em órgãos colegiados. No dia do julgamento, já estava em vigência uma liminar concedida nos autos de um embargo de declaração pelo desembargador José Zuquim. Mesmo assim, o pleno do TRE decidiu, por 4 votos a 3, que a suspensão da decisão do Tribunal de Justiça deveria ser colegiada e não monocrática, o que levou a banca de advogados do deputado Gilmar Fabris ingressar em conjunto com recursos junto ao STJ e TSE.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: convênio destina R$ 365 mil para empregar reeducandos do regime semiaberto

A prefeitura firmou convênio com o conselho da comunidade...

Campanha de alistamento eleitoral de alunos em escolas estaduais de MT será amanhã

Escolas da rede estadual de Mato Grosso participam, nesta...

Câmara de Nova Mutum analisa projeto que proíbe corte de água sem aviso prévio

Os vereadores Anderson Mantovan (União) e Carmem Casagrande (União)...

MP recomenda para prefeitura suspender alvará de empreendimento em Sorriso

A prefeitura de Sorriso informou que recebeu a notificação...
PUBLICIDADE