PUBLICIDADE

Sinop: secretário defende licitação para radares, aponta aumento da velocidade e mortes no trânsito

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm

O secretário Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos, Mauro Garcia, disse que ainda não recebeu formalmente o pedido de cancelamento da licitação, orçada em R$ 9,9 milhões, para fazer adequações no trânsito de Sinop, que incluem, entre outras ações, a instalação de 48 radares de velocidade e de 20 câmeras de segurança, conforme Só Notícias revelou em primeira mão. O requerimento foi feito ontem, pela câmara municipal.

Mauro explicou que a decisão de atender ao pedido dos vereadores é da prefeita Rosana Martinelli (PR) e que isto pode passar por critérios políticos. Tecnicamente, ele defendeu a manutenção da licitação e apresentou números baseados em um estudo elaborado por sua secretaria que justificam as medidas pretendidas.

De acordo com o secretário, a intenção não é multar os motoristas, tanto que o plano é isentar as notificações nos 30 primeiros dias. “Não queremos multar ninguém. Queremos que as pessoas diminuam a velocidade, que parem de falar ao celular, enfim, que cumpram a legislação”, garantiu, ao Só Notícias.

Uma das justificativas apresentadas por Mauro Garcia foi o aumento de mortes no trânsito de Sinop este ano, mesmo que o número de acidentes tenha baixado. De janeiro a setembro de 2017, a secretaria registrou 1823 acidentes, contra 1605 no mesmo período deste ano. O problema é que o número de mortes subiu de 23 para 30 no comparativo entre os dois anos. A situação atribuída à alta velocidade dos veículos, o que causa mais acidentes fatais.

O estudo encomendado pela secretaria de Trânsito, que utilizou radares móveis para aferir a velocidade nas principais avenidas e que dividiu as análises em grupos de 85% para a menor média e de 15% para a maior, revelou médias de velocidades absurdas para uma área urbana. Toda a aferição foi feita durante o dia, quando o tráfego é mais intenso.

Na avenida dos Tarumãs, 85%  dos carros trafegaram a uma média de 42 km/h enquanto os 15% mais velozes tiveram média de 88 km/h. No cruzamento das avenidas Joaquim Socreppa com Sibipirunas, a menor média foi de 42 km/h e a maior foi de 97 km/h. Nas avenidas das Palmeiras, Bruno Martini e Flamboyants a maior média foi superior a 100 km/h, sendo que no cruzamento das avenidas Itaúbas com Flamboyants a média máxima chegou a 125 m/h.

“Quero reforçar, a intenção não é multar ninguém. É diminuir o número de acidentes e, consequentemente, melhorar a segurança e a saúde pública, que vai gastar menos com o atendimento aos feridos”, destacou Mauro Garcia.

O secretário acrescentou que todos os radares serão devidamente sinalizados, que terão fiscalização do Innmetro e revelou que a previsão para o ano que vem é de instalar pelo menos oito novos semáforos em Sinop.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: vereadores aprovam plano plurianual para os próximos 4 anos

A câmara realizou a última votação do projeto de...

Sinop terá curso de medicina em faculdade particular

Foi publicada, hoje, no Diário Oficial da União a...

Presidente da OAB Sinop confirma projeto ‘meu escritório’ para auxiliar jovens advogados

O presidente da 6ª Subseção da OAB Sinop, Reginaldo Monteiro...
PUBLICIDADE