quarta-feira, 2/julho/2025
PUBLICIDADE

Impugnados, Fabris e Jajah tem grande votação e composição dos eleitos na Assembleia pode mudar

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: assessoria/arquivo)

Dois candidatos a deputado estadual que tiveram votação expressiva e que estão com a candidatura indeferida aguardam resultados de recursos e, se deferidos, podem mudar a configuração da Assembleia Legislativa. O deputado Gilmar Fabris (PSD) terminou o pleito com 22.913 votos e Jajah Neves (SD) conquistou 14.915 eleitores.

Gilmar Fabris teve a candidatura barrada com base na lei da ficha limpa. De acordo com a procuradoria eleitoral, que pediu a impugnação, ele foi condenado em “decisão proferida por órgão colegiado, à pena de seis anos e oito meses de reclusão pela prática de crime contra a Administração Pública, mais especificamente peculato em continuidade delitiva (22 vezes)”. Ele chegou a ficar preso e foi libertado pouco antes das eleições.

Os 22.913 votos de Fabris são suficientes para elegê-lo diretamente se o seu recurso for deferido. Ele assumiria o lugar de Alan Kardec (PDT), o deputado da coligação que entrou com a menor votação. Seus votos também podem alterar o quociente eleitoral e mudar alguma posição entre candidatos com menos votos.

Mudar o quociente também é o que pode acontecer com os 14.915 de Jajah Neves, já que o número é menor do que os 18.721 votos de Ulisses Moraes (DC), o último deputado a entrar na coligação.

Para isso, a justiça eleitoral tem que acatar seu recurso contra a impugnação justificada pela lei da ficha limpa. O comunicador é acusado de fraude, abuso do poder político e uso indevido de veículo de comunicação na campanha que elegeu Ademar Neves, seu irmão, vereador em Várzea Grande, em 2016. Jajah foi condenado em agosto e ficou inelegível por oito anos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de Mato Grosso anuncia criação de plano estratégico para inteligência artificial

Mato Grosso está se posicionando entre os estados pioneiros...

Avança projeto de deputado mato-grossense criminalizando posse de celular em presídios

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados...

Prefeito propõe reajuste de 11,93% no salário de professores em Alta Floresta

O prefeito Chico Gamba, acompanhado do vice-prefeito acompanhado de...

Pontes de madeira serão substituídas por galerias de concreto em Matupá

O prefeito Bruno Mena (União) vistoriou as obras que...
PUBLICIDADE