PUBLICIDADE

Telefonia fixa aumenta em Mato Grosso

PUBLICIDADE
A Gazeta

O número de linhas fixas de telefone cresceu 5% em Mato Grosso no último ano até junho. Ao todo, o Estado ganhou 7,781 mil novos clientes de 2017 para 2018, segundo balanço divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O Estado caminha na contramão do país, que perdeu 1,140 milhão (- 2,76%) de linhas na mesma base de comparação.

Mato Grosso contava com 154,684 mil usuários de telefonia fixa em junho de 2017 e no 6º mês de 2018, o número subiu para 162,465 mil. Já no país, a quantidade de clientes cai mensalmente. Em junho, o mercado de telefonia fixa perdeu 96,203 mil linhas (- 0,24%), comparado ao mês de maio. Com a queda, o Brasil encerrou o 6º mês do ano com 40,224 milhões de linhas fixas ativas.

Entre os consumidores, principalmente os mais jovens, é quase unânime que o aparelho fixo caiu em desuso. Talita Barros, que é gerente de uma farmácia, comenta que na empresa o equipamento ainda é muito utilizado para atender os clientes. “Nós utilizamos para que os clientes possam entrar em contato e saber os preços dos produtos e até mesmo para oferecermos as outras lojas da marca como opção de compra. O telefone fixo é muito útil e não dá para ficar sem ele”.

Por outro lado, ela relata que em casa tem o hábito de utilizar apenas o celular, diferentemente da mãe, que ainda usa o fixo com frequência. “Minha mãe ainda utiliza o fixo. Mas, também é motivado por outras exigências como a contratação do serviço de internet”. Ela diz que o celular e os aplicativos de mensagem tomaram o espaço do antigo aparelho fixo.

Segundo a Anatel, na variação entre maio e junho deste ano, o estado de São Paulo foi o que apresentou maior redução, com menos 28,714 mil linhas fixas (- 0,19%). Santa Catarina apresentou aumento de 4,240 mil linhas (+0,25%).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Potencialidades de Mato Grosso são apresentadas em Fórum na China

Mato Grosso foi destaque na 2ª reunião de Cooperação...

Empresas de Lucas do Rio Verde ofertam vagas para assistentes, supervisores, pedreiros e mais setores

Empresas no município estão contratando 69 colaboradores, com auxílio...

Seis frigoríficos de Mato Grosso são habilitados a exportar carne bovina para a Indonésia

A Indonésia oficializou a habilitação de 17 frigoríficos do...
PUBLICIDADE