PUBLICIDADE

Sinop: obra de indústria que produzirá 4 mil toneladas/dia de fertilizantes começa mês que vem

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: Só Notícias/Diego Oliveira/arquivo)

Diretores do grupo empresarial Fertipar se reuniram, nesta quinta-feira, com a prefeita Rosana Martinelli (PR) para discutir a instalação de uma indústria que vai ter capacidade de produzir, inicialmente, 4 mil toneladas de fertilizantes por dia. A planta será construída em uma área, às margens da MT-220 (de acesso a Juara), a cerca de 17 quilômetros do centro.

José Damiani, engenheiro responsável pelos projetos de construção, explicou que o projeto contempla a parte de infraestrutura da empresa, como salas administrativas, por exemplo, e mais armazém com capacidade para 88 mil toneladas. Segundo ele, a empresa poderá receber 350 toneladas de matéria-prima, por hora. “Duas máquinas farão a produção de 4 mil toneladas por dia. Este é o volume da indústria, que vai ter pátio para 120 caminhões”.

Conforme Damiani, o início das obras está previsto para o próximo mês. O começo, porém, está atrelado à emissão das licenças pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). “Assim que sair a primeira licença (começam as obras). A previsão de conclusão é de 12 meses. Também está prevista expansão futura. Terminando a primeira etapa, terá a segunda, logo em seguida”.

O gerente industrial da Fertipal, Laerte Feldmann, explicou que a visita à prefeita foi uma forma de tentar “agilizar a parte documental” para início da construção. “A gente tem um prazo curto por causa do período das chuvas. De fato, recebendo as autorizações, a fábrica inicia a construção”.

Segundo Feldmann, a escolha de Sinop para instalação da empresa, que atua em mais de 20 cidades brasileiras, se deu pelo “potencial e logística que o município oferece. É uma cidade que a gente vê saída de soja e chegada de fertilizantes”.

Já a prefeita Rosana Martinelli garantiu que tentará articular a emissão das licenças ambientais em um curto prazo. “Estamos fazendo uma força-tarefa para liberar, o mais rápido possível, para que, em poucos dias, (a empresa) possa iniciar os trabalhos. É uma grande fábrica e conceituada empresa, que está colocando seu ‘pé’ no município. É uma felicidade muito grande”.

A previsão é de investimentos aproximados de R$ 50 milhões. Também é estimado que sejam gerados mais de 100 empregos diretos e 300 indiretos. A área para instalação foi adquirida em 2016.

(Atualizada às 09:03h)

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal reduz 11 anos de pena de condenado por duplo homicídio no Nortão

A Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de...

Executores de homicídio motivado por seguro de vida são condenados em MT

Dois executores do assassinato de Paulo Sander Alves foram...

Prazo para contestar descontos indevidos do INSS ​termina dia 14

Aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos diretamente nos...
PUBLICIDADE