quinta-feira, 2/maio/2024
PUBLICIDADE

Mato Grosso fecha semestre com aumento de quase 8% nas exportações e superávit de U$ 8 bilhões

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: assessoria/arquivo)

O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) fechou hoje o balanço semestral das exportações e o resultado é positivo para a economia de Mato Grosso. Os números revelam que já foram exportados U$ 8,6 bilhões nos seis primeiros meses de 2018, o que representa um crescimento de 7,6% em relação ao período passado, quando o valor era de U$ 8 bilhões. As importações, por outro lado, diminuíram 29,5%, caindo de U$ 797 milhões no primeiro semestre de 2017 para U$ 562 milhões neste ano. Com isso, o saldo da balança comercial também ficou positivo e acima do ano passado. Até agora, o superávit mato-grossense é de quase U$ 8,1 bilhões, contra U$ 7,2 bilhões no semestre passado. Todos estes números colocam Mato Grosso como o 6º estado que mais exporta no Brasil e como o 16º que mais importa.

A cadeia produtiva do agronegócio é a responsável por toda a exportação mato-grossense, que vende seus produtos pouco industrializados. A soja é o produto mais exportado, com cerca de 80% da representatividade, se considerar a oleaginosa em grãos, farelo e industrializada, como em óleo, por exemplo. O milho em grão toma 7% das exportações, e é seguido pela carne, com aproximadamente 6%, e pelo algodão, com 4%. Com menos de 1% de representatividade, aparecem madeira, arroz, castanha do Pará, pedras preciosas, café, açúcar, cimento e até cerveja.

Só a China, maior parceiro comercial do Brasil, consome 41% dos produtos exportados de Mato Grosso e responde por 3,5 bilhões de dólares que entram no estado. A Holanda (5,95%), Irã (5,8%), Tailândia (5,75) e a Espanha (5%) completam a lista dos cinco maiores compradores de Mato Grosso. Destes, apenas Irã e Espanha aumentaram sua participação.

Para compensar perdas importantes de grandes exportadores, principalmente da China, os produtores locais diversificaram seus mercados e passaram a vender para destinos improváveis, como a Palestina, e pouco conhecidos, como as Ilhas Seicheles e Reunião (um departamento ultramarino Francês).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Principal aeroporto de MT tem mais um mês de queda no número de passageiros

Passaram pelo Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, no...

Mato Grosso tem 25 mil contratações a mais no trimestre; março fica com menor saldo

As indústrias e empresas mato-grossenses contrataram 55.237 funcionários com...

Período para servidores entregarem declaração de bens e valores termina 30 de junho

Servidores e empregados públicos ativos do Governo de Mato...

Contribuintes em MT devem aderir ao Refis Extraordinário para negociar débitos com desconto

Os contribuintes com débitos relativos ao Imposto sobre Circulação...
PUBLICIDADE