PUBLICIDADE

Equipes em Sorriso começam treinamento com helicóptero para combater focos de queimadas

PUBLICIDADE

Com o início do período de estiagem, os militares do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e do grupo de aviação do Corpo de Bombeiros, passaram por um treinamento, ontem à tarde, para combate a incêndios florestais. Primeiro, tiveram instruções teóricas e, em seguida, houve a prática de combate aéreo com o uso do helicóptero. O comandante do Ciopaer, Flávio Ramalho, explicou que o treinamento é uma espécie de reciclagem. "Como o período de queimadas em Mato Grosso dura cerca de quatro meses, entre julho e novembro, passamos muito tempo sem fazer o treinamento de combate. Então trouxemos todos os profissionais de Cuiabá e Sorriso para fazer a reciclagem, ter novo contato com o equipamento e atualizar seus conhecimentos."

Os equipamentos são conferidos antes da decolagem. Com o helicóptero pronto, os militares sobrevoam uma área alagada, diminuem a altitude até que o bolsão pendurado, conhecido bambi bucket, é enchido com 3 mil litros de água. Depois, o helicóptero sobe e derrama a água na área onde tem fogo. Enquanto isso, outra equipe que atua em solo também faz o combate aos focos.

O comandante explica que existe prioridade de atendimentos e que, as áreas privadas (fazendas e outras) só receberão apoio aéreo em último caso. "O combate a incêndio florestal prioriza os parques nacionais e tendo a possibilidade vai atender também as áreas privadas. O contato é sempre feito via 193 e primeiro quem faz é a comunidade no local, como os funcionários da fazenda. No segundo momento, tem os profissionais do Corpo de Bombeiros e, se não houver controle, a aviação é acionada. É necessário que o local sempre tenha uma estrutura mínima de abastecimento de água para as aeronaves. Caso precisamos usar o avião, tem que ter uma pista de mil metros de comprimento por 30 de largura e se tiver o querosene de aviação é importante, "concluiu.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...

Queimada de grandes proporções atinge área de mata em Sinop

Uma queimada de grandes proporções atingiu uma área de...
PUBLICIDADE