PUBLICIDADE

Instalada comissão para debater projeto sobre trabalho rural

PUBLICIDADE

O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), instalou a Comissão Especial do Projeto de Lei 6442/2016, que regula o trabalho Rural. A proposição é de autoria do presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Nilson Leitão (PSDB). Agora, os partidos devem solicitar vagas na comissão.

O PL 6442/2016 institui normas reguladoras do trabalho rural, buscando substituir de forma adequada, considerando a realidade rural brasileira, a legislação trabalhista rural vigente. Segundo Nilson Leitão, “é um novo marco da legislação rural brasileira, uma lei autoaplicável, impedindo que modificações arbitrárias possam ser feitas pelo Poder Executivo. Quaisquer modificações apenas poderão ser feitas mediante novas leis, com o crivo do Congresso Nacional, que representa a população brasileira”.

A matéria unifica os diversos temas referentes ao trabalho rural em uma única norma, facilitando o conhecimento da lei para empregadores e trabalhadores rurais – empregados ou não -, garantindo a necessária segurança jurídica para o setor.

Além da segurança e saúde do trabalho, com desdobramentos sobre máquinas, defensivos agrícolas e Equipamentos de Proteção Individual (EPI), ainda são tratados no projeto de lei temas como: horas gastas no transporte de casa para o trabalho e vice-versa; jornada extraordinária em termos similares aos existentes atualmente para tratoristas; cotas para jovem aprendiz e portadores de necessidades especiais, entre outros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Decreto altera prazo e propõe descontos para multas aplicadas pelo Indea em MT

Produtores rurais agora contam com 30% de desconto no...

Preço da reposição de gado em Mato Grosso sobe

A diferença de ritmo entre a alta do bezerro...

Chuvas irregulares preocupam sojicultores em Mato Grosso, diz instituto

As chuvas no Estado tiveram irregularidade, nos últimos 30...

Arroba do boi gordo em Mato Grosso sobe 1 1,6%

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) informou, esta...
PUBLICIDADE