domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Conselho decide que Unemat só terá passar por processo de recredenciamento quando índice geral de cursos for insatisfatório

PUBLICIDADE

O Conselho Estadual de Educação recredenciou a Unemat em conformidade com o ciclo avaliativo do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ). O recredenciamento ocorreu durante a reunião ordinária da Câmara de Educação Superior (CEPS) e, com isso, o conlseho reafirmou a autonomia da Unemat ao deliberar que a Instituição só necessitará passar por processo de recredenciamento quando obtiver Índice Geral de Cursos (IGC) considerado insatisfatório.  Desde 2017, os recredenciamentos e renovações de reconhecimentos dos cursos da Instituições de Ensino Superior (IES) vinculados ao Conselho Estadual que possuem Conceito Preliminar de Curso e IES com Índice Geral de Curso (IGC) satisfatórios estão isentos de avaliação in loco. Isso significa que sempre que os cursos e a Unemat sempre que obtiver conceito a partir de 3 (três) ao final de cada ciclo avaliativo do Sinaes, terão o recredenciamento e reconhecimentos automáticos.  

A reitora da Unemat, professora Ana Maria Di Renzo, afirmou que a decisão dos conselheiros em adotar o ciclo avaliativo do Sinaes é muito importante, pois reafirma a autonomia da Unemat, reconhece os avanços que a instituição teve nos últimos anos e dá maior transparência e celeridade aos atos normativos. Ela lembrou ainda que no último recredenciamento da Unemat, ocorrido em março de 2012, estabelecia alguns critérios a serem observados até 2016, como a implantação de um curso de doutorado institucional. “Nós pudemos demonstrar para os conselheiros que a Unemat vem trabalhando e se estruturando a cada dia, tanto que todos os pontos apontados durante o processo de recredenciamento, há seis anos, foram suplantados e atendidos. Hoje temos na Instituição não um, mas quatro cursos de doutorado em funcionamento,  já temos inclusive doutores formados pela Unemat”,  afirmou Ana Di Renzo.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Vera Maquêa, que acompanhou a sessão do Conselho Estadual de Educação, destaca que a decisão do CEE em aderir ao Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) vinculado ao INEP que trabalha com ciclos avaliativos é importante para a Unemat uma vez que segue a política nacional de avaliação já posta no Brasil. Ela lembrou que com a adesão ao ciclo avaliativo, os conselheiros decidiram prorrogar o recredenciamento da Unemat até dezembro deste ano para que a partir de 2019 a instituição já passe a ser recredenciada dentro do ciclo avaliativo do Sinaes.

A informação é da assessoria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Plano de educação de MT é apresentado no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...

Por causa da greve dos servidores, IFMT suspende eventos em Sinop e Tangará

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou hoje...

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...
PUBLICIDADE