PUBLICIDADE

Sinop: projeto piloto de controle de inquérito é implantado na delegacia regional

PUBLICIDADE

Um projeto piloto de controle de inquéritos policiais está em teste na Delegacia Regional de Sinop. Denominado "Smart", o programa foi idealizado para atender necessidades da Regional no controle e consulta de inquéritos e materiais apreendidos. A ferramenta foi apresentada à Diretoria Geral da Polícia Judiciária Civil, na tarde desta quarta-feira.

O sistema foi pensado em três níveis de controle. O nível I, de domínio do delegado regional, que terá acesso a todos os inquéritos das unidades, podendo alterar e excluir informações. O nível II, destinado ao controle do delegado que preside o inquérito e o nível III ao escrivão para controlar dos autos de seu cartório. A ferramenta dispara um alerta três dias antes do inquérito vencer o prazo.

O diretor geral da Polícia Judiciária Civil, José Lindomar Costa, frisou a importância da criação de ferramentas facilitem os trabalhos administrativos e operacionais da delegacias. "A nossa intenção é exatamente essa, desenvolver ferramentas que atendam as necessidades das unidades. Não dá para controlar o volume de informações que temos sem tecnologia", disse.

O projeto foi criado pelo analista de sistema e investigador Helder Oliveira Silveira, e desenvolvido em linguagem ASP (Active Server Pages) para funcionar em plataforma Web (internet e intranet) e banco de dados FireBird 7.0. "Foi desenvolvido com base em níveis de segurança – usuário administrador -, que terá acesso a todos os inquéritos cadastrados no sistema. Os demais níveis são de acesso aos inquéritos de competência de cada delegado", explicou o analista. "É um sistema que atende igualmente bem as aplicações de um único usuário e a aplicações corporativas", defende Helder.

A ferramenta reúne todos os dados do inquérito, se foi auto de prisão em flagrante ou aberto por portaria. A natureza do crime, quem são os autores e vítimas, além de relacionar armas, documentos, veículos, entre outros objetos apreendidos. O administrador também poderá controlar os termos circunstanciados e procedimentos de atos infracionais. Outro ponto que vai facilitar o acesso das informações dentro da delegacia, são os relatórios que sistema permite extrair do banco de dados.

O diretor de interior, Jales Batista da Silva, disse que o projeto será implantado em outras regionais. "É um mecanismo simples que vai de encontro com a nossa necessidade, no controle efetivo do andamento do inquérito em tempo real", destacou o diretor. "A evolução da Instituição não permite que seus integrantes execute seu trabalho apenas no papel", complementou.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ação integrada cumpre em MT mandados de combate ao tráfico de animais silvestres

A Polícia Civil de Mato Grosso participou,hoje, da Operação...

Polícia Civil faz operação contra o crime organizado no Nortão; seis detidos

A Polícia Civil realizou, ontem, a Operação Retomada, no...
PUBLICIDADE