PUBLICIDADE

Operação intensifica combate ao tráfico de drogas na fronteira de MT

PUBLICIDADE

Cerca 250 profissionais de instituições de segurança e saúde pública estão atuando, desde terça-feira (14), na terceira edição da "Operação Gênesis", desencadeada a partir de Cáceres. Durante uma semana, eles irão percorrer toda a extensão de fronteira seca e alagada que faz divisa com a Bolívia, totalizando aproximadamente 983 quilômetros.

De acordo com o secretário de Segurança Pública (Sesp), Diógenes Curado, o foco da operação é a prevenção. "Nosso objetivo não é apreender, mas evitar que a droga entre no nosso Estado, por isso a importância dessa força tarefa".

Conforme o coordenador da operação e comandante do Grupo Especial de Fronteira, tenente coronel Newton Vasconcelos de Brito Junior, durante a operação serão intensificados os trabalhos de fiscalização nas estradas, que previnem os crimes de roubo e furto de veículos, evasão de divisa, contrabando, descaminho.

"Ao longo da operação, policiais, bombeiros, militares e profissionais das áreas de saúde animal irão desenvolver trabalhos preventivos e repressivos nas rodovias estaduais e federais que percorrem toda faixa de fronteira, que compreendem 28 municípios, dentre eles Porto Esperidião, Vila Bela da Santíssima Trindade e Barão de Melgaço.

A faixa de fronteira é a principal rota de entrada de drogas e armamentos que abastecem os grandes centros urbanos. O Brasil tem 16,8 mil quilômetros de fronteiras, sendo a maior parte, 9.523 quilômetros (56,42% do total) de rios, lagos e canais. As fronteiras secas correspondem a 7.363 quilômetros (43,58%).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Suspeito de ameaçar funcionários de estabelecimento é preso no Nortão

A Polícia Militar prendeu um homem, 39 anos, suspeito...

Blitz da lei seca tem 22 veículos apreendidos em Mato Grosso

As forças de segurança prenderam, esta madrugada, quatro condutores em flagrante por...

Mais de 2,9 mil casos de violência doméstica atendidos em Mato Grosso no 1º semestre

A Polícia Militar de Mato Grosso atendeu 2.970 mulheres...

Discussão em festa termina em assassinato e principal suspeito preso Mato Grosso

A Polícia Militar prendeu, esta madrugada, um homem, 30...
PUBLICIDADE