PUBLICIDADE

Operação na Penitenciária Central do Estado apreende drogas, armas e 106 celulares‏

PUBLICIDADE

A operação Xômano, realizada pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) durante o aniversário de Cuiabá, na última sexta-feira, apreendeu 106 celulares na Penitenciária Central do Estado (PCE). A direção da unidade informou que a ação foi executada pelo Plantão Alfa nos raios 3 e 4 da unidade. Bebidas artesanais e “chuços” (armas artesanais feitas com barras de ferro) também foram retiradas das celas revistadas.

Foi efetuada ainda a apreensão de uma quantidade considerável de entorpecentes. “O Estado tem trabalhado para garantir que celulares e drogas não sejam levados para o interior das unidades, mas em uma penitenciária como a PCE, com mais de mil recuperandos, esta função fica um pouco prejudicada. Contudo, os agentes penitenciários têm conseguido manter a disciplina e evitado a continuidade de práticas como o tráfico no interior da unidade penal”, destacou o diretor da PCE, Roberval Barros.

Os investimentos anunciados pelo governo do Estado no Sistema Penitenciário (Sispen) contribuirão para solucionar estes problemas. “Receberemos 27 portais detectores de metal, 17 detectores de metal manuais, 11 aparelhos raio-x, um escâner corporal e 12 furgões do Ministério da Justiça (MJ)”, ressaltou o titular da Sejudh, Márcio Dorilêo. Os equipamentos foram adquiridos para as Olimpíadas de 2016, com recurso do Fundo Penitenciário Nacional e, após o evento, serão distribuídos entre os estados.

Mato Grosso foi contemplado com 12 furgões, que serão adquiridos por processo licitatório e devem ser entregues até o final do ano. Em fevereiro, o governador Pedro Taques já havia anunciado que vai investir aproximadamente R$ 12 milhões em equipamentos e veículos. Serão locados 99 veículos e adquiridos dois mil coletes balísticos e uniformes para todos os agentes penitenciários.

Os kits dos uniformes são compostos por um coturno, uma calça tática, um cinto tático, camiseta, cobertura (boné), colete operacional e gandola. Cada um dos 2.527 agentes penitenciários que atuam no Sispen receberão dois kits completos de uniforme.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Quadrilha que furtou R$ 300 mil em Sorriso já arrombou outros seis caixas eletrônicos

Polícia Civil identificou outros crimes cometidos pelo grupo criminoso...

Vendedor fica ferido após ser atacado por outro em Sinop

Dois homens se envolveram em uma briga, ontem, próximo...
PUBLICIDADE