Inicia hoje em Sinop o 1º Encontro de Educação Especial, realizado pela Secretaria Municipal de Educação. O encontro tem como objetivo desenvolver a inclusão do aluno com necessidades especiais na sociedade, “para que a sociedade quebre esse gelo, esse preconceito e comece a oferecer espaço para o aluno, e que ele passe a ser visto com mais atenção”, relatou a coordenadora do Serviço de Educação Especial do município, Jacinta Frâncio.
O evento inicia hoje à noite na Câmara Municipal, com apresentações culturais de alunos com necessidades especiais, e prossegue amanhã com palestras para diretores, supervisores e orientadores de escolas municipais, estaduais e particulares da cidade.
No sábado, um grupo de 10 deficientes visuais de Cuiabá, estará em Sinop para fazer uma reunião com deficientes visuais do município, expondo suas experiências e mobilizando para a criação da associação dos deficientes visuais, que ainda não existe no município. E no sábado à noite, realizarão atividades esportivas com os alunos, como jogos de gobol e futsal.
Segundo Jacinta, em Sinop 12 alunos com esse tipo de deficiências são acompanhados pela secretaria. Nas escolas os alunos estudam com materiais especiais, sendo ampliados para estimular a visão daqueles que possuem deficiências visuais, e em braile para os cegos.
Durante o evento, técnicos da Seduc(Secretaria Estadual de Educação) estarão ministrando os trabalhos junto com a secretaria.