sábado, 4/maio/2024
PUBLICIDADE

Universitários fazem projeto de inclusão digital para idosos de Sinop

PUBLICIDADE

Hoje, às 14:00h, 23 acadêmicos do 2º semestre do curso de Administração e Gestão de Informações da Fasip estarão fazendo a entrega das chaves da sala de informática montada no Clube dos Idosos para o presidente do clube, Audino Shanne.

A sala foi construída como parte do projeto de Inclusão Digital para Idosos, iniciado pelos acadêmicos do 1º semestre do mesmo curso. O objetivo é instruir idosos quanto ao uso, principalmente, de caixas eletrônicos.

“Os iniciantes do projeto perceberam que, hoje, a maioria dos idosos têm uma grande dificuldade para manusear os caixas eletrônicos dos bancos, na hora de sacar seus benefícios, pois tudo está informatizado e muitas pessoas não têm condições de acompanhar essa evolução da tecnologia. Decidimos dar prosseguimento ao projeto para que a idéia não esfrie”, disse, ao Só Notícias, um dos coordenadores, Evanildo Nobres.

Segundo ele, uma sala de 15m² foi construída e inicialmente foram instalados 4 microcomputadores e, ainda, uma DSL, para que os alunos tenham acesso à Internet. O cronograma do curso está baseado na iniciação ao Windows, seguido da Internet e posteriormente os idosos vão aprender como usar os caixas eletrônicos. Serão cerca de 4 turmas de 30 minutos aulas, durante uma vez por semana, por seis meses.

“Queremos comandar o projeto até o fim desse semestre e depois passaremos a responsabilidade para o 1º semestre que iniciar. Eles vão passar para o 1º semestre seguinte e assim por diante”, acrescentou.

“Hoje o clube tem cerca de 800 idosos associados e 60% são alfabetizados. Então, vamos procurar trabalhar com essas pessoas primeiro”, completa Evanildo.

Só Notícias apurou que foram necessários investimentos de R$ 12 mil para a implantação do projeto. O valor foi arrecadado por doações de empresários. A mão-de-obra da construção da sala foi feita por voluntários e pelos próprios acadêmicos. A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, também apoiou o projeto.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria começa pesquisa para orientar melhor jovens que iniciam ensino médio em MT

A secretaria estadual de Educação iniciou a pesquisa Escuta...

Inscrições seguem abertas para programa de alfabetização MT Muxirum em Sinop

As inscrições para o programa de alfabetização MT Muxirum...

Pais e responsáveis devem atualizar cadastro nas 647 escolas da rede estadual de MT

Pais ou responsáveis de estudantes das 647 escolas estaduais...
PUBLICIDADE