PUBLICIDADE

Sociedade deve ajudar a melhorar a educação, diz Maggi

PUBLICIDADE

O governador Blairo Maggi conclamou nesta segunda-feira, durante abertura do seminário “Qualidade da Educação: desafio de todos”, toda a sociedade para o engajamento na melhoria da educação em Mato Grosso. O evento, realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), vai até a próxima quarta-feira no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

Maggi afirmou que o governo estadual já investe 30,8% de toda a arrecadação com educação, incluindo gastos com a Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), com o Ceprotec e a Seduc. Contudo, ressaltou que mesmo com todos os investimentos, a qualidade do ensino depende também do envolvimento de toda a sociedade.

“O Governo do Estado fez muitas ações que visam à melhoria do ensino no Estado. Estamos investindo maciçamente na formação dos profissionais da educação, alfabetizando muitas pessoas em todo o Estado, investindo na recuperação da rede física das escolas. Já reformamos 245 unidades, construímos 59 e ampliamos outras 30. Mas, tudo isso ainda e insuficiente, porque a escola é responsabilidade de todos. Precisamos do engajamento da sociedade mato-grossense urgentemente, pois somente com a união de todos poderemos melhorar de fato a educação”, afirmou o governador.

Segundo o governador, os educadores devem pensar em incluir novamente no currículo escolar disciplinas como “Educação Moral e Cívica” e “Organização Social e Política Brasileira”, que ajudam na formação moral das crianças.

Maggi ainda destacou que o Governo estará aberto para ouvir todas as sugestões e criticas a serem elaboradas durante o seminário. “Queremos encontrar as soluções em conjunto, sociedade, professores, servidores da Educação, universidades, instituições de ensino privadas e Governo do Estado. Temos a consciência, e já falava isso durante a campanha em 2002, que somente com a educação podemos resgatar o cidadão e proporcionar igualdade de condições entre todos”.

O reitor Paulo Speller, presente ao evento, salientou que a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) não ficará de fora do processo de melhoria da Educação Básica no Estado. “Temos consciência de que o verdadeiro ato de educar somente é construído em conjunto com a sociedade. A UFMT está à inteira disposição para participar nesta luta”.

Na ocasião, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Silval Barbosa, afirmou que a “Casa do Povo”, também já tem atendido ao chamado do Governo do Estado e se engajado nesta luta. “Queremos nos colocar à disposição para ajudar neste desafio, porque nos também, como representantes de toda a população mato-grossense, temos a obrigação de ajudar nesta grande tarefa”.

“Como eu cidadã, como eu cidadão, posso contribuir para a melhoria da qualidade da educação em Mato Grosso?”. Com esta pergunta, a secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, lançou um desafio às mais 1,2 mil pessoas presentes no evento. “Esta é a pergunta que cada um aqui tem que fazer. O desafio de melhorar a educação estadual começa por este questionamento”, observou.

Ana Carla, assim como Maggi, destacou que a educação extrapola os muros da escola pública estadual e é uma obrigação de todos. “Só teremos condições de melhorar a qualidade do nosso ensino com o envolvimento e participação de toda a sociedade. Mais do que o envolvimento, queremos o engajamento, o comprometimento por completo de cada pai, mãe, professor, aluno, merendeira, comerciante, dona de casa, empresário, enfim, toda a sociedade, porque este é um desafio de todos”, finalizou.

Também participaram do evento, os secretários de Estado, Flavia Nogueira (Ciência e Tecnologia) Yêda Marli (Turismo), Luiz Antonio Pagot (Casa Civil), Orestes de Oliveira (Casa Militar), o presidente do Fórum Estadual de Educação, Antonio Carlos Maximo, a deputada estadual Verinha Araujo, a vice-presidente do Sindicato dos Profissionais da Educação Publica (Sintep) Maria Aparecida Cortez, a presidente do Conselho Estadual de Educação, Alaides Alves Mendieta, o presidente dos Conselhos Municipais de Educação, Paulo Eduardo, o presidente da Associacao Mato-grossense dos Estudantes, Joao Ricardo, o conferencista Carlos Roberto Jamil Cury, o secretario Municipal de Educação de Cuiabá, João Carlos Valente, e o representantes do MEC, Celso Gesteira.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Férias da rede estadual em Mato Grosso iniciam na próxima semana

As férias escolares nas 648 escolas da Rede Estadual...

Creche que atende 300 alunos será restaurada em Nova Mutum; R$ 1,4 milhão

A prefeitura fará, dia 18, concorrência pública para selecionar...
PUBLICIDADE