domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Começa a apuração dos dados do censo escolar em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) iniciou ontem a digitação dos dados referentes ao Censo Escolar 2005. As informações que foram coletadas nas 633 escolas da rede estadual de ensino e também nas unidades escolares municipais e particulares, depois de digitadas, serão enviadas ao Ministério da Educação (MEC) até o dia 5 de julho. Já o resultado do censo será divulgado à sociedade até o final de novembro.

Até o dia 19 deste mês, a Superintendência de Planejamento Educacional (SPE) da Seduc, por meio da Coordenação do Censo Escolar, receberá diretores (ou secretários) das escolas estaduais de Cuiabá e Várzea para digitação dos dados do Censo Escolar/2005.

Já a coleta de informações dos demais municípios mato-grossenses acontecerá posteriormente nos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) de nove pólos (Alta Floresta, Sinop, Diamantino, Tangará da Serra, São Felix do Araguaia, Cáceres, Rondonópolis, Barra do Garças e Cuiabá). Para veracidade das informações, toda a coleta de dados é acompanhada por técnicos da Seduc.

“Os únicos municípios que farão a digitação na sede da SPE são os da Baixada Cuiabana Poconé, Livramento, Acorizal, Chapada dos Guimarães, Barão de Melgaço e Jangada, Várzea Grande e Cuiabá. Para os demais municípios a digitação acontecerá nos pólos”, explicou a líder da equipe de Gestão da Informação da Seduc, Josinete Aparecida Ferraz.

Para a secretária da Escola Estadual de Educação Básica João Panarotto (Cuiabá), Lindalva Rosa dos Santos, a presença de um técnico da Seduc para fazer o acompanhamento da digitação é fundamental para a veracidade das informações. “Com isso vamos preencher corretamente todos os dados”, salienta.

O Censo Escolar é um levantamento de informações estatístico-educacionais realizadas anualmente por todas as escolas estaduais, municipais e particulares do país. Os dados coletados servem de suporte técnico para as políticas educacionais e distribuição de recursos do Governo Federal aos Estados, Municípios e às escolas. Para levantamento das informações, todas as escolas recebem um caderno-questionário que deve ser preenchido por diretores ou secretários capacitados.

Alguns programas como o Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério), o PNLD, Transporte Escolar, Alimentação Escolar, o PDDE (Dinheiro Direto na Escola), entre outros, têm como base as informações do Censo Escolar

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Plano de educação de MT é apresentado no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...

Por causa da greve dos servidores, IFMT suspende eventos em Sinop e Tangará

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou hoje...

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...
PUBLICIDADE