segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

UFMT aprova projeto de infra-estrutura de pesquisa no valor de 1,6 milhão

PUBLICIDADE

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) aprovou o projeto Apoio a Programas de Pós-Graduação em Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento de Mato Grosso junto à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), no âmbito do Fundo Setorial de Infra-Estrutura (CT-Infra). Entre 170 projetos de todo o Brasil, a UFMT ficou em sexto lugar, no Proinfra 01-2005, com financiamento no valor de R$ 1 milhão e 600 mil. Os recursos são destinados à implantação de infra-estrutura de apoio de pesquisa para o programa de Pós-Graduação em Agricultura Tropical.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa da UFMT, Paulo Teixeira de Sousa Júnior, o projeto previa pouco mais de R$ 1 milhão e 800 mil, a ser aplicado em obras e equipamentos. ´´Com a redução, é preciso, ainda, verificar os itens não contemplados´´, observa. O investimento será feito com ênfase no curso de doutorado, cujas inscrições se realizam de 10 a 31 deste mês, na Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (Famev).

Os projetos que participaram da Chamada Pública 001/2005 foram submetidos à avaliação de mérito por um comitê de 82 consultores, representantes das quatro grandes áreas do conhecimento (Ciências Exatas e da Terra; Ciências da Vida; Ciências Humanas e Sociais; e Engenharias). Com base nas recomendações desse comitê, a diretoria da Finep, através da RES/DIR/0416/05, de 27/04/2005, aprovou os subprojetos, agrupados por instituição, informa o site da Financiadora.

Os Fundos Setoriais de Ciência e Tecnologia foram criados a partir de 1999, como instrumentos de financiamento de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação no País. Há 16 fundos setoriais, sendo 14 relativos a setores específicos e dois transversais. As receitas dos Fundos são oriundas de contribuições incidentes sobre o resultado da exploração de recursos naturais pertencentes à União, parcelas do Imposto sobre Produtos Industrializados de certos setores e de Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE) incidente sobre os valores que remuneram o uso ou aquisição de conhecimentos tecnológicos e transferência de tecnologia do exterior. O CT-Infra, ao qual concorreu o projeto Apoio a Programas de Pós-Graduação em Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento de Mato Grosso, destina-se a viabilizar a modernização e ampliação da infra-estrutura e dos serviços de apoio à pesquisa desenvolvida em instituições públicas de ensino superior e de pesquisas brasileiras, por meio de criação e reforma de laboratórios e compra de equipamentos, entre outras ações.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Plano de educação de MT é apresentado no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...

Por causa da greve dos servidores, IFMT suspende eventos em Sinop e Tangará

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou hoje...

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...
PUBLICIDADE