PUBLICIDADE

Educação ambiental será tema de palestra em escola de Sorriso

PUBLICIDADE

Considerando a importância da temática ambiental, a escola deve oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, as ações humanas e suas conseqüências. É fundamental que cada aluno desenvolva as suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, colaborando para uma sociedade socialmente justa, em um ambiente saudável.

Se existem inúmeros problemas que dizem respeito ao ambiente, isto deve-se em parte ao fato de as pessoas não serem sensibilizadas para a compreensão do frágil equilíbrio da biosfera e dos problemas da gestão dos recursos naturais. Ao contrário de outras décadas, em que as pessoas não foram preparadas para delimitar e resolver de um modo eficaz os problemas concretos do seu ambiente – isto porque a educação para o ambiente como abordagem didática e pedagógica é recente, – hoje permite-se aos alunos a possibilidade de tomarem consciência das situações que acarretam problemas no meio ambiente.

Estes e outros assuntos integram o projeto de Educação Ambiental Sorriso Vivo, que será tema de encontro que acontece na Escola Inácio Schewinski Filho na próxima quarta-feira. O evento, que será realizado a partir das 19h30, tem o objetivo de discutir a importância do projeto, e contemplará entre outros assuntos, o Meio Ambiente, permitindo ainda que o tema seja amplamente contemplado em sala de aula no decorrer do ano.

Segundo o presidente do CAT, Darcy Ferrarin, a intenção do Clube é promover palestras e seminários sobre esses temas em todas as escolas do município, públicas e particulares. “O conhecimento tornou-se necessário para proteger a natureza e corrigir os erros ecológicos. Queremos formar cidadãos conscientes, preocupados com os problemas ambientais e que se envolvam para trabalhar individual e coletivamente em busca de soluções para resolver os problemas atuais e prevenir os futuros”, disse Ferrarin.

O projeto, observou o diretor técnico do Clube Amigos da Terra, Alfeo Trecenti, pretende formar cidadãos críticos e participativos, e além disso, envolver toda a comunidade. “Queremos facilitar aos alunos uma compreensão fundamental dos problemas existentes, da presença humana no ambiente, das sua responsabilidades e de seu papel crítico como cidadãos. Desenvolveremos assim, as competências e valores que conduzirão a repensar e avaliar de outra maneira as suas atitudes diárias e as suas consequências no meio ambiente em que vivem”, salientou o diretor do CAT.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Resultado do Enem será divulgado dia 16

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)...

Peixoto investirá em dois novos ônibus para transporte escolar

A prefeitura de Peixoto de Azevedo (196 quilômetros de...

Unemat abre 2,3 mil vagas em Medicina e outros cursos em 11 cidades

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) abriu...
PUBLICIDADE