sexta-feira, 4/julho/2025
PUBLICIDADE

Escola estadual do Nortão é premiada nacionalmente por boa gestão

PUBLICIDADE

Uma escola que consegue melhorar os índices de aprovação, reprovação, desistência e transferência, com aproximação efetiva da comunidade no cotidiano da instituição. Assim é a escola estadual Iara Maria Minotto Gomes, em Juara (300 km de Sinop), que começou suas atividades em 1988 e atende, em 12 salas de aulas, 800 alunos.

A clientela básica da escola é de classe assalariada, não raras vezes, desempregada. A instituição é bem cuidada, tem pátio arborizado, bem gramado e ornamentado com flores naturais. A horta é outro atrativo da escola e garante a melhoria na qualidade da merenda escolar.

Mas não somente o capricho da estrutura física chama atenção. A escola é referência em boa gestão. Tanto que o diretor Aparecido Caetano de Souza, pedagogo pela UFMT, viajará em dezembro por 17 dias para conhecer o sistema educacional dos Estados Unidos por ter sido o gestor de Mato Grosso agraciado com o prêmio nacional de referência em gestão escolar.

O prêmio é uma iniciativa conjunta do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da Unesco e da Fundação Roberto Marinho. Além do diploma Escola Referência Nacional em Gestão Escolar, a primeira escola de cada Estado concorre ao prêmio Destaque Brasil. Os diretores recebem como premiação uma viagem de intercâmbio no Brasil e/ou exterior.

O objetivo principal é incentivar as escolas a adotarem a cultura de auto-avaliação no processo de gestão. “Ele sensibiliza, motiva e orienta as escolas a avançarem na gestão escolar, especialmente no tocante à aprendizagem”, ressalta a secretária Adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Rosa Neide Sandes de Almeida.

Na escola, tudo é decidido coletivamente com o corpo docente, pais e Conselho Deliberativo. A avaliação do desempenho e do trabalho escolar é outra prática corrente na instituição. “O papel social da escola junto à comunidade é o de um agente transformador dos problemas e carências do meio, agindo como fonte de informação e instrução para que todos tenham uma melhor qualidade de vida”, assegura o diretor Aparecido Caetano.

Há preocupação com os alunos mais carentes. Nesse caso, existe o projeto madrinha da escola, em que o interessado doa o material necessário para o aluno estudar. Outra iniciativa reconhecida nacionalmente é o projeto aluno voluntário, que consiste na ida à escola do aluno para monitorar leitura no horário oposto ao da sala de aula.

Como toda boa organização, a Escola Iara Minotto tem um impecável plano de ação elaborado, com metas sempre voltadas à melhoria da aprendizagem do aluno.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Férias da rede estadual em Mato Grosso iniciam na próxima semana

As férias escolares nas 648 escolas da Rede Estadual...

Creche que atende 300 alunos será restaurada em Nova Mutum; R$ 1,4 milhão

A prefeitura fará, dia 18, concorrência pública para selecionar...
PUBLICIDADE