quinta-feira, 2/maio/2024
PUBLICIDADE

Ibama prevê entrega de ATPFs a madeireiras em Sinop ainda esta semana

PUBLICIDADE

A previsão do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) em Sinop para a liberação de ATPFs (Autorização para Transportes de Produtos Florestais) é que até o final desta semana algumas empresas já possam retirar os documentos que são obrigatórios para transporte de toras e madeira beneficiada.
“Nós liberamos uma relação de todo o cadastramento que nós fizemos até agora e estamos analisando um a um por ordem de protocolo, mas concluímos esse cadastramento agora. O próximo passo é fazer uma checagem final de todas as normatizações, rever tudo o que foi lançado no sistema, para dizer efetivamente qual a relação das empresas que serão liberadas ou não”, disse, ao Só Notícias, o analista ambiental da unidade, Ubirajara dos Santos Pires.

Segundo ele, até o momento já foi recebida a documentação de diversas empresas mas o processo de avaliação de possíveis irregularidades é lento. “Hoje temos um efetivo de 6 pessoas trabalhando tanto na montagem do banco de dados, quanto na checagem das regularidades. Então, precisamos de um tempo ágil para poder fazer um trabalho bem feito e apresentá-lo a população com segurança”, acrescenta.

Ubirajara pede calma aos madeireiros. “Não é porque abriram as portas que de imediato vão ser liberadas as guias. Peço que os madeireiros tenham um pouco mais de calma, o processo é demorado. São muitos documentos que têm que ser analisados e a equipe tem se acostumar a nova rotina de trabalho. Não adianta eu falar que vamos atender 100 madeireiras por semana, porque isso é inviável. Então, é melhor fazermos um trabalho um pouco mais demorado, mas que seja mais seguro, do que liberarmos de imediato e depois ter que fazer tudo de novo”, ressaltou.

Só Notícias apurou que antes da ‘Operação Curupira’ a liberação de 10 pedidos de ATPFs/dia era feita de 48 a 72 horas. “Ainda não sei precisar o tempo para liberar esses pedidos, mas esperamos que até o final desta semana já comecemos a entregar as guias. É um desejo tanto dos madeireiros quanto nosso, pois queremos desafogar os trabalhos o quanto antes”, completa Ubirajara.

O analista informou ainda que não existirá problemas quanto ao número de guias a serem liberadas. “Com referência a quantidade de impressos, não há problema com o estoque das guias. A única coisa que está sendo cobrada é a apresentação de documentos que comprovem a regularidade da empresa, isso é uma norma federal, nós só estamos cumprindo. A partir do momento que tudo estiver comprovado vamos entregar as ATPFs sem problemas com estoque, sem dúvida alguma”.

Hoje o Ibama de Sinop tem uma área de abrangência de 31 municípios, mas os dois escritórios regionais, instalados em Alta Floresta e Guarantã do Norte, atendem cerca de 10 cidades. Sendo assim, a responsabilidade de em média 20 municípios fica a cargo da equipe da unidade de Sinop, com as 6 pessoas que cuidam da liberação de ATPFs.

Inicialmente, o Ibama informou que 71 indústrias madeireiras atendiam as exigências para obter ATPFs.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso tem 25 mil contrações a mais no trimestre; março fica com menor saldo

As indústrias e empresas mato-grossenses contrataram 55.237 funcionários com...

Período para servidores entregarem declaração de bens e valores termina 30 de junho

Servidores e empregados públicos ativos do Governo de Mato...

Contribuintes em MT devem aderir ao Refis Extraordinário para negociar débitos com desconto

Os contribuintes com débitos relativos ao Imposto sobre Circulação...

Pesquisa de entidade mato-grossense aponta aumento no nível de confiança do empresário

Com oscilação de quase 2 pontos observados nos últimos...
PUBLICIDADE