quarta-feira, 1/maio/2024
PUBLICIDADE

Mato Grosso e Bolívia assinam acordo de regularização transporte terrestre

PUBLICIDADE

Autoridades mato-grossenses e da Bolívia vão assinar nesta sexta-feira (20) um acordo bilateral para regularizar o transporte terrestre de passageiros por linha de ônibus, entre Cuiabá e a cidade de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, com escalas em Cáceres, San Matias e San Ignacio de Velasco, na divisa dos países. O encontro de aprofundamento de ações de aproximação entre o Estado de Mato Grosso e o governo regional do Departamento de Santa Cruz de la Sierra começa na quinta-feira (19).

Durante o encontro de dois dias, a ser realizado no Centro de Convenções Senai-Fiemtec, haverá também a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica para que a Agência de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso (Ager) assuma a fiscalização do transporte internacional de passageiros e de ônibus de outros Estados que circulam dentro do Estado de Mato Grosso. Aspectos relativos à questão do transporte de cargas também devem ser debatidos no encontro.

Segundo a diretora-presidente da Ager, Márcia Vandoni, a regularização do transporte de passageiros é uma batalha antiga dos dois lados da fronteira. Ela destacou que após o governador Blairo Maggi ter realizado, em fevereiro, a Expedição Internacional – Estradeiro 4 – e o Seminário Internacional de Infra-estrutura Multimodal, os encaminhamentos avançaram bastante, com total apoio do governo boliviano, por meio do vice-ministro dos Transportes, Mauricio Navarro, e de autoridades de Santa Cruz de la Sierra.

“A assinatura do acordo bilateral estreita a relação entre as áreas fronteiriças no setor de transporte, um sonho antigo, tanto de brasileiros, como de bolivianos e é a busca de um desenvolvimento econômico integrado”, relata Márcia Vandoni a respeito da importância da reunião para a integração entre os países.

Na terça-feira (17.05), a diretora da Ager reúne-se, em Brasília, com a direção da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), organismo ligado ao Ministério dos Transportes, para acertar os detalhes dos termos do acordo a ser assinado entre o Brasil e a Bolívia.

O acordo é a etapa seguinte do protocolo de intenções firmado em março, em Cuiabá, pelo Governo do Estado, por meio do secretário de Infra-estrutura, Luiz Antônio Pagot, a diretora da Ager, pelo vice-ministro boliviano e pela Prefeitura de Santa Cruz de la Sierra, durante a realização do Seminário Internacional de Infra-estrutura Multimodal.

Participarão da reunião em Cuiabá, do lado boliviano, o vice-ministro dos Transportes, engenheiro Mauricio Navarro; o deputado nacional do Departamento de Santa Cruz de la Sierra, René Peinado e o assessor de 15 Províncias Cruceñas, Ricardo Crespo. Pelo Brasil, participam do encontro o diretor da ANTT, Noburo Ofugi; o superintendente de Passageiros, José Antônio Schmitt; o superintendente da área de Cargas da ANTT, Aury de Mello Teixeira; o secretário de Infra-Estrutura de Mato Grosso, Luiz Antônio Pagot; o secretário de Projetos Estratégicos, Cloves Vettorato; a diretora-presidente da Ager, Márcia Vandoni; e representantes da Polícia Federal de Mato Grosso e da Receita Federal.

Das instituições que atuam no segmento, também estarão no encontro o Sindicato dos Transportadores Mato-grossense de Cargas (Sindmat) e o Sindicato das Empresas Transportadoras Rodoviárias de Passageiros de Mato Grosso (Setromat).

O encontro de autoridades brasileiras e bolivianas responde aos trabalhos a serem realizados para integrar os países da América do Sul no que diz respeito ao comércio exterior, à cultura e ao turismo — teses centrais que guiam o Programa Estadual de Integração Inter-regional, a “Carta de Cuiabá”, cujo conteúdo foi selecionado após a Expedição Internacional – Estradeiro 4 (visita do governador Blairo Maggi à Bolívia, Peru e Chile), em fevereiro, e o Seminário Internacional de Infra-estrutura Multimodal, ocorrido em Cuiabá há dois meses.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso tem 25 mil contrações a mais no trimestre; março fica com menor saldo

As indústrias e empresas mato-grossenses contrataram 55.237 funcionários com...

Período para servidores entregarem declaração de bens e valores termina 30 de junho

Servidores e empregados públicos ativos do Governo de Mato...

Contribuintes em MT devem aderir ao Refis Extraordinário para negociar débitos com desconto

Os contribuintes com débitos relativos ao Imposto sobre Circulação...

Pesquisa de entidade mato-grossense aponta aumento no nível de confiança do empresário

Com oscilação de quase 2 pontos observados nos últimos...
PUBLICIDADE