Parte do comércio na maior cidade da região Norte tem vivido um bom momento e apresentado desempenho positivo, motivado, principalmente, pela queda na inadimplência. É o que demonstra o relatório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). Em abril, o número de inclusos no Sistema de Proteção ao Crédito foi 3% inferior ao mesmo período do ano passado. De 3.386 na lista negra, caiu para 3.310.
A variação foi menor em relação aos meses anteriores. Em janeiro, por exemplo, a queda chegou a 27%. Em fevereiro, 38,57%, e, em março, 22,7%, em relação a 2007. Mesmo assim, o rendimento é considerado favorável, segundo o presidente Nilson Ribeiro.
“Depois de um mês tumultuado pela operação Arco de Fogo (março), encerramos abril com a vida voltando a sua normalidade, pelo menos no comércio. Traduzindo, as vendas aumentaram, a inadimplência caiu e os devedores pagaram as contas atrasadas”, declarou.
Ainda segundo a câmara, em abril mais pessoas conseguiram se regularizar e pagar as contas. Enquanto 1.315 mil quitaram seus débitos em 2007, em 2008 foram 1.509 mil. A variação é de 14,75%. A expectativa de muitos comerciantes é que a proximidade de datas comemorativas influencie nas vendas, contribuindo com o segmento.
“Se continuar neste ritmo nossas expectativas para o dia das mães e para o ano não serão apenas cumpridas, mas sim superadas”, concluiu Ribeiro.