sexta-feira, 4/julho/2025
PUBLICIDADE

Rondonópolis: justiça mantém adicional para servidores municipais

PUBLICIDADE

A prefeitura de Rondonópolis deverá conceder aos profissionais da educação municipal a incorporação do adicional do tempo de serviço ao seu vencimento base. A decisão é da Quarta Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que ratificou decisão em reexame necessário de sentença por entender que a medida não tem o condão de conferir aumento salarial de forma distinta entre as classes de servidores da municipalidade, mas por ser norma reguladora de uma classe de profissionais.

Nas razões recursais, o município sustentou que a incorporação do adicional de tempo de serviço concedida aos profissionais da educação pela Lei Complementar Municipal nº 3/2000 seria contrária à Lei Orgânica do Município e à Constituição Federal, na medida em que conferiria aumento salarial de forma distinta entre as classes de servidores da municipalidade. Esse fato, para o ente municipal, afrontaria a hierarquia das normas e o princípio da isonomia. Contudo, para o relator do recurso, desembargador José Silvério Gomes, não ocorreu violação a referido princípio porque a norma instituidora da incorporação da verba de adicional do tempo de serviço foi aprovada em razão da função desempenhada pelos apelados, abrangendo todos os profissionais da educação infantil e fundamental do sistema municipal de ensino.

No ponto de vista do magistrado, a igualdade não consiste apenas em tratar a todos da mesma maneira, e sim em tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, em consonância com o tratamento garantido na Constituição Federal. O magistrado pontuou ainda haver compatibilidade dos instrumentos normativos entre si, pois regulam, respectivamente, a incorporação e o percentual do adicional de tempo de serviço, tratando, portanto, de situações distintas. A votação contou com a participação dos desembargadores Clarice Claudino da Silva (revisora) e Márcio Vidal (vogal).

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guarantã do Norte ganha mais de 500 empresas e Peixoto 279

A economia de Guarantã do Norte segue crescendo e,...

Mais de 780 empresas são abertas em Alta Floresta

Alta Floresta ganhou 792 novas empresas, de micro, pequeno,...

No TCU, Ministério dos Transportes debate otimização da concessão da BR-163 de Sinop ao Pará

Oferecer uma infraestrutura de transporte condizente com a atual...
PUBLICIDADE