PUBLICIDADE

Sinop: conselho decide hoje pedido para adiar audiência sobre usina

PUBLICIDADE

Uma reunião entre o Conselho Municipal de Meio Ambiente, deve decidir, esta tarde, se pedirá adiamento da audiência pública, prevista para o dia 23, que discutirá assuntos relacionados a instalação da usina hidrelétrica que deverá ser implantada na bacia do Rio Teles Pires. O motivo, segundo o secretário de Meio Ambiente, Rogério Rodrigues, é a falta de comunicação ao Executivo. “Não recebemos nada da Sema. Nenhum ofício, comunicação. Na verdade precisamos ser comunicados, ter os estudos em mãos para debater o projeto e apresentá-lo a população e aos assentados que forem prejudicados com o alagamento e, tudo isso não foi feito”, explicou, ao Só Notícias. De acordo com Rodrigues, é necessário, antes da realização da audiência, que todos estejam preparados e informados sobre o assunto.

A reunião do conselho (composto por 13 entidades) está prevista para às 16h, na secretaria. Conforme Só Notícias informou, a obra será edificada na região do Castanhal, entre os municípios de Itaúba e Claudia, nas proximidades da fazenda Primavera. O lago deverá se formar em uma área de 30 mil hectares. Cerca 20 mil hectares são no município de Sinop (incluindo a Gleba Mercedes) e 10 mil em Itaúba, Claudia, Ipiranga do Norte e Sorriso. Cerca de 11 mil hectares são de áreas produtivas, com agricultura e pecuária. A previsão é de que mais 3 mil hectares sejam usados (100 metros das margens) como área de preservação permanente, depois da barragem cheia.

Conforme Só Notícias informou, as obras deverão ser em 2012, gerando 3 mil empregos durante a construção. O investimento na usina hidrelétrica em Sinop será de aproximadamente R$ 2 bilhões incluindo as indenizações, além da edificação de uma nova ponte na MT-220 -Sinop-Juara- pois a atual esta em nível abaixo de onde ficará a represa e será coberta pelas águas.

As audiências estão programadas para os dias 21 a 24, seguindo pelas cidades de Ipiranga do Norte, Sorriso, Sinop, Itaúba e Claudia, que serão atingidas pelo alagamento.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Embaixador do Canadá visita Mato Grosso e discute oportunidades de cooperação

O embaixador do Canadá no Brasil, Emmanuel Kamarianakis, e...

Empresas sinopenses iniciam semana com mais de 350 ofertas de empregos

Através do Sistema Nacional de Emprego (SINE), empresas em...

Matupá ganha 354 novas empresas e Colíder também tem saldo positivo

Matupá segue registrando crescimento empresarial com abertura de novas...
PUBLICIDADE