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Definidas 10 cidades turísticas para copa; Alta Floresta inserida

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Cuiabá, Cáceres, Poconé, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Jaciara, Juscimeira, Nobres e Alta Floresta foram selecionados para receber recursos e fazer promoção oficial para receber os turistas que estarão em Mato Grosso, em 2014, por ocasião dos jogos da Copa do Mundo de futebol. Do Nortão, só Alta Floresta foi inserida.

A estratégia do Ministério do Turismo é incentivar o visitante a conhecer os atrativos localizados no entorno das cidades-sede dos jogos da copa, aumentando o fluxo turístico, a distribuição de renda e a geração de empregos.

A secretária de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, Teté Bezerra, disse, através da assessoria de imprensa, que a missão no Estado é transformar os atrativos naturais em produto turístico. Ela cita o município de Nobres (146 km a Médio-Norte de Cuiabá), que foi constatado 57 atrativos naturais que podem ser transformados em produtos, por meio do trabalho de consultoria de Formatação do Produto Turístico.

A segunda missão é a questão da regularização fundiária e as licenças ambientais da comunidade de Bom Jardim, também localizada em Nobres. O trabalho foi apresentado para entidades representativas do mercado para agirem como multiplicares da iniciativa. Um total de 600 mil estrangeiros e três milhões de brasileiros deverão circular pelo Brasil no mês da Copa. Pela estimativa oficial, o País vai totalizar 7,8 milhões de viagens domésticas no período.

“Nossos estudos indicam que cada estrangeiro realizará uma média de três viagens pelo Brasil durante o mês da Copa. Traçamos uma estratégia para intensificar o fluxo de deslocamentos, beneficiando o maior número de municípios e distribuindo melhor a geração de emprego e renda”, diz o ministro do Turismo, Gastão Vieira. O estudo começou há três meses, quando técnicos do MTur e do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) promoveram uma oficina de trabalho para definir a matriz de seleção dos destinos e produtos.

Dos 88 produtos selecionados, 72 localizam-se num raio de 300 quilômetros das cidades-sede. Além do segmento sol e praia, a lista engloba: ecoturismo, aventura, esporte, cultura, negócios, eventos e gastronomia. Entre campanhas e convênios, o ministério investiu R$ 151 milhões em 2011. “Vamos ampliar o ganho do Brasil com o megaevento de 2014. Queremos receber bem os turistas, apresentar nossos atrativos turísticos e incentivá-los a voltar ao País o mais brevemente possível”, revelou Gastão Vieira.

 

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