sexta-feira, 3/maio/2024
PUBLICIDADE

Sinop: 72% dos empresários acreditam que negócios serão melhores no 2º semestre

PUBLICIDADE

O CISE – Centro de Informações Socioeconômicas- da Unemat- apurou que o Índice de Preços ao Consumidor de Sinop (IPC Sinop) apresentou variação de 0,66%, taxa inferior à observada no mês anterior. Com este resultado o primeiro semestre, terminou com inflação acumulada de 4,97%, maior do que o acumulado no mesmo período de 2014 (2,80%). Nos últimos 12 meses, o IPC Sinop já acumula 7,15%.

O Índice de Confiança Empresarial (ICE), que é a somatória do Índice de Atividade Econômica e Índice de Expectativa Econômica (IEE), apurado no início de julho, foi 2,04% menor que o do mês de junho continuando abaixo dos 100 pontos, ou seja, o pessimismo dos empresários supera o otimismo neste momento, reforçando o momento de cautela com relação à economia, informa a assessoria.

Avaliando o 1° semestre do ano, 61% dos empresários disse que os números ficaram abaixo de suas expectativas e 56% disseram que, comparado com o ano passado, este semestre foi "pior".  Porém, 72% dos empresários sinopenses esperam que o 2° semestre seja melhor para os negócios. "O empresário de Sinop é otimista por natureza e está trabalhando duro para que o segundo semestre seja melhor. Nossa dica a população para este momento econômico de nossa cidade é que, mais do que nunca, honre com seus compromissos e mantenha suas contas em dia para que possa continuar com crédito junto ao comércio, mantendo a economia girando", disse o presidente da CDL, Luciano Chitolina.

A pesquisa também apurou o preço da cesta básica no município. Em junho, "ficou mais barata" em relação ao mês anterior, em maio, que era de R$ 410,89 e, em junho, passou para R$ 392,52, queda de -4,47%. A redução ocorreu devido a diminuição no preço da batata (-6,72%), do tomate (-3,99%), do feijão (-2,59%) e do óleo (-1,64%).

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Diamantino contratam 511 funcionários e em Nova Mutum 63

Em Diamantino, empresas e indústrias ofertam 511 vagas de...

Principal aeroporto de MT tem mais um mês de queda no número de passageiros

Passaram pelo Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, no...

Mato Grosso tem 25 mil contratações a mais no trimestre; março fica com menor saldo

As indústrias e empresas mato-grossenses contrataram 55.237 funcionários com...

Período para servidores entregarem declaração de bens e valores termina 30 de junho

Servidores e empregados públicos ativos do Governo de Mato...
PUBLICIDADE