quinta-feira, 3/julho/2025
PUBLICIDADE

Demanda de empresas por crédito aumenta 12,3% de dezembro para janeiro

PUBLICIDADE

A procura por crédito pelas empresas aumentou 12,3% em janeiro, na comparação com dezembro, como mostra o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito. Em relação a janeiro de 2014, a busca cresceu 6,4%.

Segundo economistas da Serasa Experian, o avanço é devido ao “movimento de recomposição de estoques, típico de início de ano após as vendas do Natal”. Eles destacaram que a maior demanda ocorreu entre as micro e pequenas empresas. Na avaliação dos economistas, isso pode decorrer da busca de opções de financiamento como o crédito mercantil, já que as instituições financeiras passaram a ter mais seletividade e rigor na concessão de crédito.

As micro e pequenas empresas ampliaram a demanda em 13,1% de dezembro para janeiro. A taxa é bem superior à registrada entre empresas de médio porte (1,9%). Entre as grandes empresas, a procura diminuiu 0,4%.

Na comparação com janeiro do ano passado, as micros e pequenas empresas também elevaram a demanda, em 7,5%. Já nos demais segmentos empresariais, ocorreram quedas. Nas médias empresas, houve recuo de 10,2% e nas grandes empresas, de 0,9%.

A indústria foi o setor que mais buscou crédito em janeiro, com alta de 15,5% sobre dezembro. Na sequência, aparecem o comércio, com expansão de 12,2%, e os serviços, com ampliação de 11,9%. Em relação a janeiro de 2014, o comércio lidera o aumento (8,9%), seguido dos serviços (6,3%). Nesse tipo de comparação, a indústria buscou 2,9% menos crédito.

Por região, o Sul foi o que apresentou maior crescimento em janeiro, com índice de 13,8% sobre dezembro. No Sudeste, foi registrada expansão de 12,6%; no Nordeste, de 12,4%; no Centro-Oeste, de 10,5%; e no Norte, de 8,8%. Em relação a janeiro do ano passado, a maior alta ocorreu no Norte (13,7%). Em seguida, vêm o Centro-Oeste (8,8%), o Sul ( 7,7%), o Nordeste (6,5%) e o Sudeste (2,4%).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 780 empresas são abertas em Alta Floresta

Alta Floresta ganhou 792 novas empresas, de micro, pequeno,...

No TCU, Ministério dos Transportes debate otimização da concessão da BR-163 de Sinop ao Pará

Oferecer uma infraestrutura de transporte condizente com a atual...
PUBLICIDADE