quarta-feira, 1/maio/2024
PUBLICIDADE

Sorriso conclui última etapa para a liberação de voos comerciais no aeroporto regional

PUBLICIDADE

A última etapa para a liberação de voos comerciais no Aeroporto Regional de Sorriso Adolino Bedin foi concluída, ontem, com a entrega, na Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC- da solicitação de qualificação das condições da infraestrutura aeroportuária. O presidente da Comissão Pró-aeroporto, Paulo Lucion, do produtor rural Argino Bedin, e o presidente do Sindicato Rural, Laércio Lenz e o vice-prefeito sorrisense, Xuxu Dalmolin estiveram em Brasília encaminhando a documentação.

Foram entregues o plano de emergência simplificado (PLEM), plano de remoção de aeronaves inoperantes simplificado (PRAI); programa de segurança aeroportuária (PSA), manual de Gerenciamento de segurança operacional (MGSO); plano contra incêndio do aeroporto, relatórios detalhados dos recursos disponíveis para atender aos requisitos de segurança da aviação civil e a infraestrutura do aeroporto.

Com a entrega da documentação completa, o Aeroporto Regional Adolino Bedin está em conformidade com todas as exigências da ANAC, informa a assessoria. O próximo passo deverá ser a solicitação, por parte das companhias aéreas, do HOTRAN – documento aprovado e emitido pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que formaliza as concessões para a exploração de linhas aéreas regulares internacionais e domésticas de passageiros com os respectivos horários, números de vôos, freqüências, tipos de aeronaves e oferta de assentos.

A prefeitura já havia solicitado à ANAC a alteração do cadastro atual da categoria 2C para 3C noturno e diurno. Com a elevação de categoria, o aeroporto sorrisense estará apto para realizar operações com aeronaves maiores, para o transporte de até 130 passageiros. Uma equipe da agênca esteve em Sorriso, semana passada, vistoriando a estrutura para elevação da categoria. Os técnicos estão esperamos apenas os procedimentos da ANAC para que seja feita a alteração do cadastro atual de 2C para 3C noturno e diurno, por meio de publicação no Diário oficial da União. A decisão pode sair até três semanas.

Uma companhia regional já manifestou que pretende operar, neste semestre, com voos Cuiabá-Sorriso e Sorriso-Cuiabá. Os horários ainda serão anunciados.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso tem 25 mil contrações a mais no trimestre; março fica com menor saldo

As indústrias e empresas mato-grossenses contrataram 55.237 funcionários com...

Período para servidores entregarem declaração de bens e valores termina 30 de junho

Servidores e empregados públicos ativos do Governo de Mato...

Contribuintes em MT devem aderir ao Refis Extraordinário para negociar débitos com desconto

Os contribuintes com débitos relativos ao Imposto sobre Circulação...

Pesquisa de entidade mato-grossense aponta aumento no nível de confiança do empresário

Com oscilação de quase 2 pontos observados nos últimos...
PUBLICIDADE