PUBLICIDADE

Deputada quer debater moratória para a pesca no Estado

PUBLICIDADE

A deputada Verinha Araújo (PT) quer a realização de uma audiência pública na Assembléia Legislativa para discutir a intenção do governo de instituir uma moratória de pesca nos rios de Mato Grosso, em conjunto com o vizinho Mato Grosso do Sul. O requerimento para realização da audiência foi aprovado na sessão matutina de ontem (26). Verinha argumentou que nada foi discutido com os parlamentares e nem com os pescadores, que são os interessados diretos no assunto. De acordo com ela, é melhor promover logo essa reunião antes que todos sejam pegos de surpresa por uma mensagem do governo já estabelecendo a moratória.
A petista ressaltou que o governador Blairo Maggi (PPS) já esteve reunido em Brasília com o ministro da Pesca, José Fritsch e o governador de Mato Grosso do Sul, José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, falando da possibilidade de moratória da pesca nos rios dos dois Estados. Ela tem informações de que o ministro é contrário à idéia.

Com a audiência, Verinha pretende ter acesso aos estudos feitos por ambos os Estados que apontam a necessidade dessa moratória para preservação do meio ambiente. “Só a piracema não é suficiente?”, questionou a parlamentar, lembrando do período de desova dos peixes em que a pesca fica proibida. A piracema acontece todos os anos entre os meses de novembro e fevereiro em Mato Grosso.

Verinha se disse preocupada porque a pesca no Estado tem sido fonte de renda e geração de emprego para muitas pessoas. Além disso, tem fomentado o turismo também. “As pessoas que atuam nessa área não foram consultadas. São pescadores artesanais, esportivos, a área do turismo. Mato Grosso, por exemplo, ampliou o número de festivais de pesca no Estado, que são geradores de emprego e renda”, ponderou.

Para a audiência, que ainda terá data definida, devem ser convidados a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap), as Secretarias de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder) e de Meio Ambiente (Sema), a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e as colônias de pescadores

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Incêndio atinge prédio comercial no centro de Sinop

Um princípio de incêndio em um prédio comercial movimentou...

Nota MT vai sortear 2 mil ingressos para etapa da Stock Car em Cuiabá

A secretaria estadual de Fazenda (Sefaz-MT), por meio do...

Novo desembargador em Mato Grosso será empossado na próxima semana

O advogado Ricardo Gomes de Almeida toma posse no...
PUBLICIDADE