segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Hugo Werle depõe e diz que reposição florestal em Mato Grosso era grande anarquia

PUBLICIDADE

O ex-gerente do Ibama em Mato Grosso, Hugo José Scheuer Werle, voltou a depôr ontem, na investigação que apura as denúncias na Operação Curupira. Werle negou qualquer solicitação de propina a Alvaro Fernando Cícero Leite para assinar memorando autorizando crédito de reposição florestal.

Disse ainda que no Estado de Mato Grosso, “a questão da reposição florestal era uma anarquia total” e dentre as providências que tomou ao assumir o cargo de gerente no Ibama, foi realizar uma revisão da reposição florestal no Estado, fazendo-se uma vistoria quase que completa nos plantios que haviam sido feitos via sistema de fomento florestal.

Segundo ele, constatou-se que apenas cinco a seis empresas estavam regulares junto ao Ibama; que o sistema vigente era de que a reflorestadora vendia o crédito de reposição florestal, às vezes sem plantar, em outras, deixando de manter a área plantada; que com isso, pragas e intempéries acabavam por matar a plantação; que propôs junto um novo sistema, que foi construído a partir dos trabalhos da DITEC, do gabinete da gerência, da FIEMT (Álvaro Cícero Leite) e da Associação de Reposição Florestal. O sistema foi modificado, obrigando-se primeiro à reflorestadora a plantar para, só em seguida, vender ao mercado o crédito de reposição florestal, com a anuência do Ibama.

Werle disse que não solicitou propina à empresa São Pedro Agroflorestal Ltda ou contribuição para campanha política, mas que que soube após a operação curupira, que Alvaro Fernando Cícero Leite ligou para a Tecamat Florestal dizendo que ele havia solicitado propina para a assinatura do memorando de interesse da empresa São Pedro Agroflorestal Ltda.

Salientou que não integrou quadrilha no Ibama, sendo a pessoa que mais combatia ilícitos no órgão; que pegou o IBAMA/MT esfacelado, sem nenhum tipo de controle e com mínima estrutura; que manteve reuniões com o presidente da FIEMT, Nereu Pasini, para tratar de assuntos de interesses de base florestal; que recebeu diferentes personalidades políticas em seu gabinete, podendo citar: os Deputados Estaduais José Carlos do Pátio, Zeca D’Ávila, Carlos Brito, Joaquim Sucena, Mauro Savi, Ságuas de Moraes, entre outros, e os Deputados Federais Pedro Henry e Carlos Abicalil; que nunca recebeu telefonemas para participar de reuniões com o acusado, Alex Leonardo de Oliveira e Alvaro Fernando Cícero Leite.

Citou ainda que a empresa Berté Florestal era quem tinha o maior número de irregularidades estando em débito com nove milhões e trezentos mil árvores; que não tem conhecimento de que a empresa Tecamat Florestal tenha cedido créditos florestais à empresas inexistentes;

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Comércio em Sinop não pode abrir no Dia do Trabalhador, informa CDL

Grande parte do comércio varejista geral não vai abrir...

Pescador morre afogado após barco virar em rio no Mato Grosso

A Polícia Civil confirmou que Willians Lopes de Siqueira,...
PUBLICIDADE