PUBLICIDADE

Queimadas castigam Alta Floresta

PUBLICIDADE

Há pelo menos quatro dias que a população de Alta Floresta não sabe o que é “ver o sol”. Uma grande nuvem de fumaça cobre o céu altaflorestense e deixa o ar seco, com baixa umidade relativa, além de aumentar significativamente a sensação de calor. E a situação pode ficar pior. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, durante o dia de ontem apenas em Mato Grosso, foram registrados mais de 700 focos de queimadas. Uma delas está bem em “cima” de Alta Floresta.

O pior é que o risco de aumentar o número de queimadas nas próximas 48 horas é muito grande. Um gráfico que mede o “risco de fogo previsto” coloca Mato Grosso em estado crítico. A umidade relativa do ar está entre 20 e 30%, bem abaixo do que é considerado “nível aceitável” para o ser humano, que é de 60%, segundo a Organização mundial de Saúde (OMS).

Para piorar a situação, além das “grandes queimadas” que estão prejudicando a toda a comunidade, existem ainda as queimadas urbanas que estão se alastrando cada vez mais. Na entrada da cidade, ontem à tarde, ainda havia sinais de fumaça em função de uma área que queimou, aumentando o nível de fumaça que está sendo respirado em Alta Floresta.

Recentemente a prefeitura de Alta Floresta, junto com diversas entidades civis organizadas e a uma ONG, assinaram um protocolo de prevenção ao Fogo.

Na prática, pelo menos até agora, não houve resultado de tal “parceria”, uma vez que é crescente, a cada dia, o aumento de fumaça nos céus altaflorestenses. Pior para a prefeitura que vê aumentar significativamente o número de problemas respiratórios, maioria atendida no Hospital Municipal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...

IFMT abre vagas para contratação de professores em Sinop, Lucas e outras cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu processo...

Mutirão da Defensoria em Sinop e mais cidades oferece filiação socioafetiva

A filiação socioafetiva pode ser realizada gratuitamente por pais,...
PUBLICIDADE