terça-feira, 30/abril/2024
PUBLICIDADE

Trabalhadores serão capacitados em armazenagem de grãos em Sorriso

PUBLICIDADE

Sorriso vai sediar, através de uma parceria firmada entre o Governo de Mato Grosso e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) um curso voltado a trabalhadores do setor de armazenagem de grãos. O objetivo do curso é garantir que os grãos colhidos cheguem com qualidade ao mercado consumidor, evitando perdas.

O curso já foi aplicado em Primavera do Leste. Durante cinco dias, os alunos recebem noções teóricas e práticas sobre recepção dos grãos no armazém, o processo de limpeza e secagem, aeração, armazenagem, classificação dos grãos, noções sobre segurança no trabalho e ética e cidadania.

O treinamento tem duração de 40 horas/aulas e os trabalhadores participantes podem verificar na prática todo o processo de secagem e armazenagem de grãos até a expedição do material.

Se o produtor não se preocupar com o processo da secagem e armazenagem dos grãos pode perder lucratividade. A carência de profissionais habilitados para trabalharem em unidades armazenadoras é constante em todo o Estado, desde profissionais com nível superior, aos trabalhadores que vão desenvolver as atividades nos silos.

Tentando justamente minimizar a carência de profissionais habilitados para o pós-colheita é que o Governo de Mato Grosso investiu neste treinamento. A esperança da aluna Marilza Nunes, desempregada e que ganha a vida cozinhando pra fora, é conseguir um emprego nesta área. Ela já havia trabalhado em alguns escritórios de unidades armazenadoras e não teve dificuldade em assimilar o conteúdo. “Tenho certeza que se eu tiver uma oportunidade não decepcionarei. O curso me proporcionou disputar uma vaga no mercado de trabalho”, destacou a aluna, que junto com mais seis mulheres dividiram a sala de aula com uma maioria masculina.

O curso será aplicado em Sorriso no mês que vem, mas o governo do Estado ainda não divulgou o número de vagas e nem o período de inscrições.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE