PUBLICIDADE

Empaer descobre nova doença que atca cultura de coqueiro no Nortão

PUBLICIDADE

O pesquisador da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Napoleão Silvino de Souza, alerta para uma nova doença que ataca a cultura do coqueiro denominada Murcha-de-Phytomonas e causa a morte da planta. Essa doença foi encontrada na região de Terra Nova do Norte (175 km ao Norte de Sinop), no ano de 2002, e os produtores resolveram erradicar as plantas queimando as que estavam contaminadas e realizando manejo nas demais.
     
Segundo o pesquisador, a planta é atacada pelo inseto percevejo que suga a seiva e transmite o protozoário Phytomonas staheli. “A enfermidade caracteriza-se pelo murchamento das folhas inferiores que adquirem coloração marrom escura e foram observadas necrose com a coloração marrom-avermelhada e podridão fétida do broto apical, causando a destruição do palmito e morte da folha fecha”, explica Silvino.
     
Para controlar a doença, Souza ensina os produtores a manter as plantas do coqueiro em ambiente limpo, fazendo a poda para a retirada das folhas mais velhas e bainhas mortas que podem abrigar o percevejo vetor. Tem o controle químico do percevejo que pode ser feito com aplicação de inseticida até o desaparecimento do vetor, as aplicações serão necessárias conforme a infestação.
     
 O diretor de pesquisa da Empaer, Antonimar Marinho dos Santos, ressalta que já comunicou sobre a doença para o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) órgãos responsáveis pela fiscalização. O Estado de Mato Grosso possui uma área plantada de 3,7 mil hectares da cultura do coqueiro e tem uma produção de aproximadamente 28 mil toneladas de fruto por ano.
     
Marinho esclarece que o plantio do coqueiro pode ser feito em qualquer época do ano desde que o fruticultor tenha um sistema de irrigação para garantir a manutenção da planta e a qualidade dos frutos. Ele lembra que após esses cuidados é importante fazer a análise do solo para obter uma recomendação segura da correção e adubação do coqueiro. “A Empaer, através de seus pesquisadores, está em busca dos melhores controles para combater doenças e pragas do coqueiro”, finaliza.
     

Notícia anterior
Próxima notícia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Jovem morre em violenta colisão de moto com poste em Mato Grosso

Luiz Eduardo Felizati Silva Santos, de 19 anos, morreu...

Apostador em Mato Grosso ganha prêmio na Quina

A aposta de Tangará da Serra (253 km de...

Mulher é socorrida em estado gravíssimo após acidente entre motos em Sinop

O acidente entre duas motocicletas foi registrado, há pouco,...
PUBLICIDADE