segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Ibama ainda não definiu implantação de centro de recuperação animais em Sinop

PUBLICIDADE

O Ibama ainda não definiu quanto vai instalar em Sinop um Centro de Recuperação de Animais Silvestres. A prefeitura fez um convênio de 20 anos com Ibama, em que cedeu uma área de 318 mil m2, próximo ao Parque Florestal, para a construção de um centro, e segundo o agrônomo Roberto Knoll, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Rural, a o projeto já está pronto só falta a liberação por parte da direção do para a implantá-lo.

Com o crescimento da cidade, abertura de áreas para agricultura, novos loteamentos, constantemente há captura de animais que acabam “fugindo” e são encontrados em bairros. Semana passada, a polícia encontrou um filhote de anta.
Segundo a analista ambiental do Ibama Sinop Karina Ferreira de Barros, ao fazer a captura do animal, o primeiro passo é em fazer uma observação do estado de saúde do mesmo, e verificar se é domesticado. Se os animais estiverem saudáveis, são soltos em áreas de reserva, como próximo ao Rio Teles Pires, e dependendo da espécie, na Base Aérea do Cachimbo. Cerca de 70 animais foram capturados este ano em bairros que são vizinhos a áreas florestais que ainda não foram abertas para loteamentos.

Mas se o animal ou pássaro for domesticado, estiver ferido ou doente, é encaminhado a uma instituição de cativeiro. Como Sinop ainda não possui zoológico, e o mais próximo é em Cuiabá, que na maioria das vezes não comporta toda a região, os animais são encaminhados a zoológicos de outros estados, sendo a maioria para São Paulo e a região Sul do país, o que, ressalta Karina, gera um  custo muito alto para transportá-los.

O agrônomo Robert Knoll explicou que, neste centro, os animais ficarão até se recuperar e depois serão soltos em reservas. Apenas os que não se recuperarem e não conseguirem mais sobreviver na natureza, serão encaminhados a zoológicos.
Também ressaltou que após a construção do centro, iniciarão o projeto para a criação de um zoológico que será no mesmo espaço. “É importante ressaltar que hoje, o zoológico só tem presença de animais machucados, ou aquele que não conseguem mais sobreviver na natureza, não tem animais bons (saudáveis)”, salientou o engenheiro.

Enquanto não é construído o centro, vale seguir a orientação da analista em contribuir com a conservação da fauna em nossa região, “Isso é um crime legislativo (animais em cativeiro), e além de toda a pressão com desmate e queimadas que já destroem, essas pessoas que pegam os animais, diminuem as chances de sobrevivência das espécies, impedindo-as de se reproduzir e manter a conservação da espécie”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros auxiliam moradora em trabalho de parto em Sorriso

O Corpo de Bombeiros de Sorriso auxiliou uma moradora,...

Comércio em Sinop não pode abrir no Dia do Trabalhador, informa CDL

Grande parte do comércio varejista geral não vai abrir...

Pescador morre afogado após barco virar em rio no Mato Grosso

A Polícia Civil confirmou que Willians Lopes de Siqueira,...
PUBLICIDADE