PUBLICIDADE

MP intervém e transporte coletivo gratuito para idosos em Alta Floresta é garantido

PUBLICIDADE

A luta pelo respeito aos direitos do idoso acaba de ganhar reforço em Alta Floresta,onde o Ministério Público do Estado (MPE),através da 2ª Promotoria de Justiça Cível da Comarca firmou termo de compromisso e ajustamento de conduta(TAC), no qual a Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito, representada por Sansão Leite de Carvalho e a Empresa Nordeste Transportes Coletivos Ltda, através de Nestor Teixeira da Cruz se comprometeram a assegurar o direito à gratuidade de transporte coletivo público urbano para idosos e aposentados.

O promotor de Justiça da Comarca, Henrique Schneider Neto, explicou que, pelo termo firmado perante o MPE, a empresa concessionária e prefeitura por meio de seu representante legal, reconheceram a procedência do objeto do TAC, notadamente no tocante à obrigação legal de gratuidade do transporte coletivo urbano a cidadãos maiores de 65 anos e aposentados prevista respectivamente no bojo dos artigos 39 da Lei Federal nº 10.741/, o “Estatuto do Idoso” e 173,§ 2º da Lei Orgânica do Município de Alta Floresta.

E assim as partes assumem o compromisso e a responsabilidade da obrigação de fazer,consubstanciada em cumprir as disposições legais que garantem ao idoso o transporte gratuito. Pelo documento, basta aos aposentados a apresentação da carterinha expedida pela Secretaria Municipal , e aos idosos qualquer documento e não estabelecer horários em que irão circular os coletivos para o transporte de cidadãos maiores de 65 anos e aposentado.

Pelo acordo, dentro de 60 dias deverão cumprir o disposto no § 2º do artigo 39 da referida lei federal, cabendo a empresa promover a identificação nos veículos, das poltronas reserva aos idosos (10% de assentos) e aposentados e à Secretaria de Segurança, transporte e Trânsito, fiscalizar o cumprimento do ajuste.

Também expedirão aos seus fiscais e motoristas, nota esclarecendo que os idosos deverão ter prioridade no embarque no sistema de transporte coletivo, alertando, inclusive, para as sanções que poderão incorrer a partir de 13 de agosto deste ano.

Ficou ainda convencionado que a Prefeitura se compromete a afixar nos pontos de ônibus o horário de circulação dos coletivos, bem como, no exercíco do poder de Polícia administrativa exercer a efetiva fiscalização, com ênfase nos horários, no intuito de coibir o exercício clandestino de transporte de passageiro no município.

O decumprimento dos pontos ajustados implicará, além das sanções resultantes da ação judicial a multa no valor de R$ 10 mil, cumulativa por cada item ou dia de descumprimento, exigida pelo Ministério Público Estadual e revertida ao Fundo de Defesa dos Direitos do Idoso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Fiscalização do MP revela precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de MT

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Audiência pública discute soluções atividade garimpeira no Nortão

Na noite desta quinta-feira, foi realizada em Peixoto de...

Acusado de executar homem com 17 tiros em Lucas será levado a júri popular

Um dos suspeitos de assassinar João Rafael Fernandes, de...

Mato Grosso tem 12 mil cadastros ambientais rurais validados em um mês

Com um mês vigente, o Cadastro Ambiental Rural (CAR...
PUBLICIDADE