PUBLICIDADE

OAB preocupada com avalanche de processos contra advogados

PUBLICIDADE

A avalanche de processos disciplinares apontando infrações éticas-administrativas de advogados tem sido uma das preocupações do Tribunal de Ética Disciplinar da Ordem dos Advogados do Brasil. O assunto foi tema da 1º Jornada Mato-grossense de Prática Processual-Ética-Disciplinar ocorrida durante a última quinta-feira no auditório da entidade. Segundo levantamento do presidente do tribunal, Luis Ferreira da Silva, existem hoje 1.400 processos disciplinares em curso e que estão sendo avaliados por julgadores, instrutores, assistentes de representação e defensores dativos.

Para o relator da segunda turma do TED, Carlos Henrique da Silva Cambará, é preciso punir mais severamente os advogados que cometerem crimes contra o Código Penal e o Estatuto do Advogado pois vem prejudicando a dignidade e a imagem da advocacia. “Só assim vamos estancar essa avalanche de processos disciplinares”. Ao todo 140 pessoas participaram de palestras com objetivo de reciclagem e atualização da prática nos processos éticos disciplinares e nas jurisprudências.

Os crimes mais comuns em julgamento no Tribunal de Ética da OAB/MT são: fraude (art 171 do Cód. Penal) , apropriação indébita (art. 168 do Código Penal) , contra a honra (art 138 do Código Penal) . Cambará disse que no caso da apropriação indébita, os advogados em questão usam do conhecimento técnico e recusam-se injustificadamente a prestar contas ao cliente de quantia dele ou de terceiros para a conta particular do advogado. “São casos como este que maculam a imagem dos advogados pois marcam profundamente as pessoas lesadas” – concluiu.

O TED é o órgão da OAB responsável em apreciar as reclamações de clientes contra advogados e determinar atos que variam de advertência, suspensão e até cassação. Um dos palestrantes foi o advogado Robison Baroni, ex-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina de São Paulo. Baroni é autor do Código de Ética e Disciplina dos Advogados – em vigor desde 1° de março de 1995 e do Anteprojeto do Código de Processo Ético-Disciplinar da OAB.

Também proferiram palestra aos participantes do Tribunal de Ética e Disciplina os advogados Cláudio Stábile, que falou sobre a tramitação de recursos no Conselho Seccional da OAB; e Ussiel Tavares, ex-presidente da Ordem em Mato Grosso, que tratou dos recursos no Conselho Federal

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Engavetamento com seis veículos deixa duas pessoas feridas em rodovia de Mato Grosso

Um engavetamento envolvendo seis veículos, sendo três caminhões e...

Arroba do boi gordo em Mato Grosso sob1 1,6%

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) informou, esta...

Motos colidem em cruzamento de Sorriso; dois são hospitalizados  

Duas motocicletas Yamaha Fazer e Factor se envolveram em...

Definidos mutirões eleitorais para cadastro biométrico em três cidades no Nortão

O Tribunal Regional Eleitoral definiu uma série de mutirões...
PUBLICIDADE