segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Cardeais já estão isolados para escolher novo papa

PUBLICIDADE

Cardeais de 52 países de todo o mundo deram início na tarde desta segunda-feira [final da manhã no Brasil] ao conclave, a reunião para a escolha do novo papa. A partir de agora, os 115 cardeais se preparam para enfrentar uma seqüência de reuniões e votações até que o nome do novo líder da Igreja Católica seja definido. O conclave começa sem um grande favorito.

Uma missa na basílica de São Pedro, que teve início às 10h (5h de Brasília) e durou cerca de uma hora e meia, simbolizou o início do conclave. O cardeal alemão Joseph Ratzinger, considerado um dos principais nomes à chefia da igreja, presidiu a missa e demonstrou em sua homilia a linha que deve ser considerada para a escolha do papa: a defesa da doutrina da igreja frente ao relativismo atual.

Precedida por uma cruz e seguida pelo livro do Evangelho, a procissão com os cardeais-eleitores partiu da Sala da Bênção, no Palácio Apostólico. Depois de ocuparem seus lugares em mesas dispostas na capela Sistina, os clérigos ouviram Joseph Ratzinger entoar o hino sacro “Veni, creator Spiritus”, de invocação solene do Espírito Santo, em frente ao altar.

Já na capela Sistina, os cardeais fizeram o juramento individual pré-conclave. Com a mão sobre o Evangelho, cada cardeal disse: “Eu, prometo, comprometo-me e juro. Assim me ajudem Deus e este santo Evangelho”.

Terminado o juramento, começaram as reflexões e o isolamento. O mestre-de-cerimônias vaticanas, monsenhor Piero Marini, disse, em latim, “extras omnes!” (todos fora!), e os cardeais foram trancados na capela –daí o nome conclave (com chave). As portas da capela Sistina foram, enfim, fechadas.

Votação
Ainda não foi definido se haverá alguma votação nesta segunda-feira, mas consta do conclave duas sessões diárias de votações: uma pela manhã e outra à tarde. Votam todos os 115 cardeais com menos de 80 anos de idade –os cardeais Jaime Sin [filipino] e Alfonso Antonio Suáres Rivera [mexicano] não participam por motivo de saúde.

Nesta terça-feira, está programada a realização de quatro votações, duas pela manhã e mais duas à tarde. Os resultados deverão ser conhecidos às 12h e às 19h de Roma (7h e 14h de Brasília) por meio da tradicional fumaça liberada de uma chaminé instalada no telhado da capela Sistina, única comunicação entre os religiosos e o lado de fora.

Sem um grande favorito
De acordo com vaticanistas dos jornais italianos, a situação eleitoral é “incerta”. As casas de apostas colocam o cardeal alemão Joseph Ratzinger como o favorito, apesar de enfrentar resistências por ser conservador na doutrina. Dois italianos –o progressista Carlo Maria Martini e o moderado Dionigi Tettamanzi também figuram entre os favoritos. Martini, no entanto, teria já afirmado que não deseja ser papa devido a problemas de saúde –ele tem Mal de Parkinson.

O Brasil terá quatro votos no conclave. Entre os cardeais brasileiros, dois figuram entre os papáveis favoritos –dom Cláudio Hummes, 70, arcebispo de São Paulo, e dom Geraldo Majella Agnello, 71, arcebispo de Salvador (BA). Também votam dom Eusébio Oscar Scheid, 72, arcebispo do Rio de Janeiro, e dom José Freire Falcão, 79, arcebispo emérito (“aposentado”) de Brasília.

O cardeal nigeriano Francis Arinze, 72, amigo próximo de João Paulo 2º e influente na hierarquia da Igreja Católica, pode inclusive se tornar o primeiro papa comprovadamente negro a chefiar a Santa Sé. A Igreja Católica não tem registros sobre a raça dos mais de 200 papas que já comandaram o Vaticano e não se pode afirmar com segurança se houve papas negros –sabe-se que três deles, que ocuparam a chefia do papado entre o século 2 e o século 5, tinham origem africana: Vitor 1º, Melquíades e Gelásio 1º.

Novo papa
A expectativa é que o conclave dure até cinco dias. O mais breve foi o que designou Pio 12, eleito em 24 horas na terceira rodada de votação, em 2 de março de 1939. O mais longo durou quatro dias, e foi resolvido na 14ª rodada de votação com a eleição de Pio 11, em 6 de fevereiro de 1922. João Paulo 2º foi eleito em 48 horas e oito rodadas de votação no dia 16 de outubro de 1978, e reinou sobre a Igreja Católica durante 26 anos e cinco meses. Seu antecessor, João Paulo 1º, foi eleito em 24 horas, após quatro rodadas de votação.

De acordo com as novas regras, após 30 votações [nas quais o candidato deve alcançar dois terços mais um dos votos], o camerlengo [líder interino do Vaticano] pode mudar o sistema, optando pela escolha por maioria simples, no caso de apenas os dois mais votados nas sessões anteriores disputarem o cargo. O conclave termina quando o novo sumo pontífice concorda com sua eleição.

Fiéis
Na praça de são Pedro, centenas de fiéis, turistas e curiosos acompanharam em dois telões a cerimônia de entrada dos cardeais-eleitores na capela Sistina.

O público não se compara ao registrado no funeral de Karol Wojtyla, quando cerca de 3 milhões de peregrinos estiveram em Roma para dar adeus ao papa morto.

A Prefeitura de Roma aumentou o efetivo policial na região, estimando que um grande número de pessoas irá à praça São Pedro no final da tarde para saber o resultado da primeira votação deste conclave, que ainda não está confirmada. A primeira votação pode ficar para a terça-feira.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros auxiliam moradora em trabalho de parto em Sorriso

O Corpo de Bombeiros de Sorriso auxiliou uma moradora,...

Comércio em Sinop não pode abrir no Dia do Trabalhador, informa CDL

Grande parte do comércio varejista geral não vai abrir...

Pescador morre afogado após barco virar em rio no Mato Grosso

A Polícia Civil confirmou que Willians Lopes de Siqueira,...
PUBLICIDADE