segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil em Sinop revela talentos no atletismo

PUBLICIDADE

Com pouco mais de seis meses de treinamento os alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) já são à base do atletismo de Sinop e quatro deles foram convocados para defender a seleção mato-grossense no Campeonato Brasileiro. Dos seis esportistas sinopenses defenderão a seleção mato-grossense, quatro fazem parte do PETI

O programa já é desenvolvido em Sinop há mais de quatro anos e oferece aulas de artes, música e esportes para crianças carentes, que também recebem uma ajuda financeira mensal. Há cerca de seis meses que os alunos do programa praticam atletismo.
“Era bem difícil conseguir pessoal interessado em praticar atletismo em Sinop, principalmente meninas. Essa parceria com o Peti foi muito feliz, essas crianças tem muito potencial”, diz o treinador da equipe de atletismo de Sinop, Seigney de Souza, o Palito.

Palito conta que se surpreendeu com a qualidade dos alunos do programa, que em pouco tempo já revelou muitos talentos. “Temos atletas aqui com nível nacional, tenho certeza que em pouco tempo um deles vai despontar no cenário brasileiro”, analisa o treinador.

Um dos destaques entre os alunos do Peti é Wilis Rocha, de 12 anos. Ele pratica o salto em altura e tem média de 1.65 metros, marca impressionante para sua categoria. “A média em competições nacionais alcançada nessa categoria é de 1.40”, conta Palito.

O que ainda dificulta os treinamentos dos alunos é a falta de estrutura. Por serem de famílias humildes e de poucos recursos, a maioria deles treina descalço ou sem os equipamentos necessários. “A prefeitura disponibilizou alguns tênis, mas foram poucos. Já estamos buscando parcerias e patrocínios para conseguirmos mais sapatilhas e equipamentos”, disse Joana Soares, instrutora do PET que coordena os alunos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE